São Paulo - Segue a polêmica a respeito dos clubes da primeira edição da Liga Rio-São Paulo, em 2002. Nesta quarta, o presidente da liga e também da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, deixou em aberto a participação do São Caetano, por ora, excluído da nova competição.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, de São Paulo, Farah sugeriu que o Botafogo de Ribeirão Preto pode deixar de participar da liga no ano que vem caso seja rebaixado do Campeonato Brasileiro em 2001 – o clube é o penúltimo colocado decorridos dois terços da primeira fase.
Hipótese refutada horas depois pelo presidente do clube, Ricardo Ribeiro, amigo pessoal de Farah. “O critério não é o Brasileiro. Somos vice-campeões paulistas até que provem o contrário. Tradição, estádio, renda e torcida não nos faltam. O Botafogo vai disputar no Rio-SP”, afirmou Ribeiro, com convicção.
Quinto colocado no Paulista de 2001 – à frente de São Paulo e Palmeiras –, atual vice-campeão nacional e líder do Brasileirão, o São Caetano promete entrar na Justiça.
Também nesta quarta, o presidente do time do ABC, Nairo Ferreira de Souza, afirmou que só espera a divulgação da tabela com os times da competição para entrar com uma ação contra o presidente da nova liga, Farah. “Queremos que os clubes sejam escolhidos só por critérios técnicos.”
A polêmica começa justamente a partir da indefinição desses critérios. Um dos protagonistas do imbróglio é o Etti Jundiaí, de propriedade da multinacional italiana Parmalat. Oficialmente, o clube do interior paulista, a 60km de São Paulo, entra na futura competição por ser o atual campeão da série A-2 do Estadual.
“Esse assunto (a definição dos times) está gerando muita especulação. A nossa entrada foi aprovada por unanimidade na assembléia-geral realizada na primeira reunião da liga”, afirma Marcos Bagatella, diretor-geral do clube de Jundiaí.
Porém, essa lógica cai em contradição pela palavra do próprio Farah: “O Etti Jundiaí, que na verdade é o Paulista, tem uma grande tradição no futebol de São Paulo. Quando caiu da A-1, o time tinha a quarta melhor arrecadação em seus jogos.