Grêmio vence Santa Cruz no sufoco
Quinta-feira, 18 Outubro de 2001, 22h54 Atualizada: Quinta-feira, 18 Outubro de 2001, 23h25
São Paulo - O Grêmio venceu o Santa Cruz na noite desta quinta-feira por 1 a 0, no Olímpico, em Porto Alegre, pelo Brasileirão com um gol chorado de Rubens Cardoso a sete minutos do final da partida. O jogo era para ter sido realizado no dia 30 de setembro, mas acabou interrompido no início do primeiro tempo devido às fortes chuvas que castigavam Porto Alegre.
Com o resultado, o time gaúcho vai a 32 pontos, na sexta colocação e os pernambucanos seguem na lanterna do torneio, ao lado do Botafogo-SP, com 14 pontos. É a décima partida sem derrota do Grêmio que permanece invicto em seus domínios. O Santa conheceu a sua 11ª derrota e está cada vez mais ameaçado pelo rebaixamento.
Embora o Santa Cruz tenha feito um primeiro tempo um pouco melhor que o Tricolor gaúcho, ambas as equipes se movimentavam bem e procuravam exercer uma forte marcação no meio-campo. Os contragolpes da Cobra Coral eram quase sempre perigosos, principalmente quando o atacante Grafite arrancava pelas pontas.
Por sua parte, o Grêmio, com pouco espaço disponível para suas ações, tinha bastante dificuldade para furar o bloqueio defensivo do Santa Cruz. Além disso, alguns passes errados na intermediária anulavam as tentativas ofensivas do time do técnico Tite.
O primeiro a ameaçar a meta do adversário foi o Santa Cruz. O centroavante Túlio, aos 13’, avançou pela intermediária e tocou para Grafite, que invadiu a área pela esquerda e chutou rasteiro. A bola passou rente à trave direita do goleiro Danrlei.
Após o volante Everaldo, que já tinha uma cartão amarelo, cometer, aos 37’, uma falta violenta sobre Pedrinho e receber o cartão vermelho, ocorreu um princípio de confusão. Os jogadores e a comissão técnica do Santa Cruz, inclusive alguns integrantes dela invadiram o campo, não aceitaram a expulsão de Everaldo e foram para cima do árbitro Paulo Henrique Bezerra.
Com a vantagem de ter um homem a mais que o oponente, o Grêmio retornou à etapa final disposto a conquistar os três pontos. Nas arquibancas e cadeiras, os torcedores gremistas empurravam o time. Logo aos 5 minutos, o zagueiro Polga, que atuou como volante, arriscou um chute da intermediária que forçou o goleiro do Santa Cruz a fazer uma bela defesa.
Ciente das dificuldades do jogo, o Santa Cruz recolheu-se em seu campo. Mesmo assim, quase abriu o placar aos 10’, por meio de Grafite. O atacante arrancou pela intermediária, passou por Rubens Cardoso e chutou rasteiro no direito canto direito de Danrlei, que espalmou para escanteio.
Mas a estrela do Grêmio brilhou aos 38’. O atacante Luís Mário fez uma bola jogada pela direita e entrou na área. Depois de um bate-rebate, a bola sobrou para Rubens Cardoso, que, da meia lua, soltou um petardo no canto esquerdo de Mauro. Grêmio, enfim, 1 a 0.
No próximo domingo, o Grêmio enfrentará o Corinthians, no Pacaembu; e, no mesmo dia, o Santa Cruz tentará aliviar um pouco seu drama em cima do Sport, clássico pernambucano que acontecerá na Ilha do Retiro.
Untitled Document
Grêmio
1
x
0
Santa Cruz
Local
Olímpico (Porto Alegre/RS)
Público e renda
Não divulgados
Árbitro
Paulo Henrique Bezerra (SC)
Cartões amarelos
Mauro, Guarnieri, Paulão, Ceará e Everaldo
(SC)
Cartão vermelho
Everaldo (SC)
Gol
Rubens Cardoso, 83’ (G)
Grêmio
Danrlei; Marinho, Pedrinho
e Roger; Ânderson Lima (Itaqui, 57’), Rafael (Fábio de los Santos, 72’),
Polga, Rodrigo Mendes e Rubens Cardoso; Luís Mário e Cláudio (Guilherme,
80’). Técnico: Tite
Santa Cruz
Mauro, Janduir (Andreoli, 87’), Guarnieri
e Paulão; Ceará, Valdir, Everaldo, Luizinho (Luciano, 85’) e Jorge Luís;
Grafite e Túlio (Humberto, 41’). Técnico: Muricy Ramalho