São Paulo - O Santos está montando um sistema interno de monitoramento dos torcedores na Vila Belmiro para o clássico do próximo domingo, contra o Corinthians. Já em fase de instalação, 16 câmeras digitais registrarão o movimento dentro e fora do estádio, graças a um acordo com a empresa sul-coreana Kozzi Security.
Do lado de fora do estádio, três câmeras vão captar o que se passar nas ruas que cercam a Vila. As outras 13 estarão dispostas de acordo com a indicação da polícia de Santos, que fará uma vistoria nesta quarta-feira para determinar se serão necessários ajustes no posicionamento das câmeras.
“Esse trabalho do Santos nos ajuda muito porque o torcedor saberá que as imagens serão guardadas e que há a possibilidade real de identificarmos individualmente qualquer infrator”, diz o capitão Del Bel, sub-comandante interino do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior. O sistema será gerenciado da sala de controle do placar eletrônico.
“Esse sistema permite identificar quem inicia uma eventual briga, monitorar a atuação da polícia e ainda obriga ao clube respeitar as normas de capacidade e segurança, tornando os estádios lugares muito mais seguros para todos”, diz o engenheiro Luiz Fernando Paiva Vella, consultor da revista World Sports Magazine.
O engenheiro, que trabalhou oito anos como diretor de obras do Santos, se diz responsável pela inovação tecnológica. Conheceu o sistema em uma feira de segurança e fez a ligação entre o Santos e os sul-coreanos. “Como o Santos será pioneiro, poderá ter vantagens caso opte por comprar o equipamento de forma definitiva”, diz Vella.
Nesta partida, o sistema será cedido sem custos para que o clube possa experimentar a eficiência do equipamento. De qualquer forma, é uma medida que dará maior tranqüilidade a todos em um clássico considerado de alto risco devido à derrota santista nas semifinais do Campeonato Paulista e à ida de Marcelinho para o Santos.