Rio - O meia Ruy, uma das grandes revelações americanas nos últimos anos, moveu um processo contra o América-MG nesta segunda-feira na Justiça do Trabalho. Através de seu advogado Antônio Figueiredo, Ruy, que tem contrato com o América até janeiro de 2002, está requerendo a liberação de seu passe. Especula-se que Ruy estaria sendo orientado por outro clube, no caso o Cruzeiro, que tem interesse na contratação do jogador.
Na ação, Ruy alega que o América não vem recolhendo o Fundo de Garantia (FGTS) e está com os pagamentos de salário em atraso.
A diretoria do América contesta. “Não temos qualquer débito com o jogador, que, por sinal, está agindo inocentemente e vai pagar caro por isso, pois tem contrato em vigor e seu compromisso está em andamento”, garante Marcus Salum, presidente do Conselho Deliberativo do América.
O advogado de Ruy afirma que os documentos que comprovam o débito do clube foram obtidos junto à Caixa Econômica Federal. “Se os documentos não espelham a verdade, a Caixa será responsabilizada por isso”, disse Antônio Figueiredo.
O advogado explica que Ruy, de acordo com os documentos, tem todo o direito de requerer a liberação de seu passe na Justiça do Trabalho. Antônio Figueiredo garante ainda não haver nenhum clube por trás da iniciativa do jogador.
“O Ruy está buscando os seus direitos. Nada mais”, completa o advogado.