São Paulo - O técnico Tite tem sido apontado como o principal responsável pela campanha do Grêmio na temporada. Depois de conquistar o Gauchão do ano passado pelo modesto Caxias, o treinador chamou a atenção dos dirigentes tricolores e chegou ao Olímpico no começo de 2001.
Sob o comando de Tite, o Grêmio papou o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil no primeiro semestre. Agora faz boas campanhas na Copa do Brasil e na Copa Mercosul. A equipe não sabe o que é perder há 14 partidas. Apesar disso, Tite mantém a humildade e garante que o sucesso do Grêmio não depende apenas de seu trabalho.
“O sucesso vem de uma estrutura que está montada desde o ano passado, com 70% da base mantida para esta temporada”, acredita Tite.
O ténico escala o Grêmio num ousado 3-5-2, em que os zagueiros também têm liberdade para chegar ao ataque. Apesar disso, o treinador acredita que seu sistema de jogo não apresenta nenhuma grande novidade.
Para Tite, o diferencial foi que o Grêmio conquistou um título importante, como a Copa do Brasil, atuando no 3-5-2.
“Existe um mito em cima do esquema que o Grêmio usa porque conquistamos com ele um título importante. Mas não tem nenhum novidade. Há muito tempo atrás, o Fluminense jogava assim, a seleção do Lazaroni também, assim como o Mogi Mirim do Vadão”, lembrou Tite.