CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Últimas Notícias
 Classificação
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Galeria de carros
 Calendário
 Todos os campeões
 Papel de parede
 Guia GP Brasil
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pilotos de Fórmula Um correm até nas férias
Quarta-feira, 24 Outubro de 2001, 18h04

Londres - A temporada acabou e os pilotos da Fórmula 1 estacionaram os carros até janeiro do ano que vem. Mas apesar da proibição de testes até o ano novo, poucos podem esperar mais do que alguns dias de descanso dos treinos e compromissos de equipe.

David Coulthard, vice-campeão pela McLaren, ponderava após o Grande Prêmio do Japão sobre o que o esperava nas semanas seguintes. Ele logo rebateu a idéia de que poderia estar descansando por meses numa praia, enquanto o pessoal da fábrica trabalha nos novos carros.

"É muito difícil convencer as pessoas de que se trata de uma profissão de muita pressão e que trabalhamos muito", afirmou o escocês. "O que todos sempre pensam, inclusive os donos de equipes, é que você recebe muito dinheiro para pilotar um carro e depois sai por aí curtindo a vida no seu barco ou coisa parecida".

"O que eles não reconhecem é que você nunca está fora de serviço... Está sempre trabalhando'', completou o vice-campeão, referindo-se em parte às pressões de ser uma celebridade", disse.

Mas, além disso, Coulthard tem uma série de compromissos com patrocinadores e estará de volta à fabrica em breve, para ajudar no projeto do novo cockpit. "Alguns pilotos dizem 'Ah, se eu tivesse um carro melhor, seria muito mais fácil'", comentou. "Mas ao mesmo tempo, pilotar um carro menos competitivo também significa menos trabalho fora das pistas. Eles podem sair de férias agora por dois meses e meio e só voltar para pilotar".

Acidente Aéreo - Com tudo isso, o escocês não perdeu as esperanças de tirar algum proveito da suspensão dos testes de inverno. Ele relembra o acidente aéreo que teve em maio do ano passado, quando escapou de uma queda de avião que matou seus dois tripulantes, e de como foi benéfico o descanso que o seguiu.

"Depois do acidente eu tive algumas semanas sem fazer testes e meu desempenho começou a melhorar", revelou. "Acho que é porque eu estava chegando às corridas em melhor forma".

"Antes disso eu fazia todos os testes. Se a equipe programasse alguma coisa sem mim, eu telefonava reclamando e queria participar".

"Eu achava que era a maneira de melhorar. Mas você precisa de descanso... Eu não tenho a intenção de ficar estressado nesses meses em que não estarei pilotando".

A partir de 7 de janeiro, o trabalho retoma o ritmo alucinante. A McLaren tem testes marcados para todos os dias, incluindo finais de semana, até o final do mês.

Eddie Irvine, cuja equipe Jaguar não teve a melhor das temporadas, também já sabe que vai trabalhar sem descanso quando os testes recomeçarem em janeiro. Mas pretende aproveitar o tempo livre até lá.

"Eu terei três meses de férias pela primeira vez em cinco ou seis anos, porque na Ferrari eu fazia todos os testes de inverno, enquanto Michael (Schumacher) saía de férias", afirmou.

"Obviamente, continuei a fazer testes de inverno na Jaguar, mas agora estou satisfeito".

"Eu provavelmente trabalhei mais do que qualquer outro piloto nos últimos quatro ou cinco anos, portanto minhas merecidas férias são muito bem-vindas".

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
David Coulthard
Coulthard insiste que pode bater Schumacher
Coutlhard diz ser incompatível com Suzuka
McLaren descarta priorizar Coulthard em 2002
Ron Dennis foge do assunto Coulthard
Veja lista completa