Guaiaquil (Equador) - Os jogadores da seleção do Equador irão dividir um prêmio de US$ 2 milhões se conseguirem a classificação para a Copa de 2002, disse hoje o tesoureiro da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), Hugo Mora.
"O dinheiro foi acumulando-se por cada vitória ou empate que a equipe ia conseguindo, tanto em casa como fora, e a Federação realizará com gosto o pagamento se for alcançada a classificação", assinalou Mora em uma entrevista à EFE.
O tesoureiro disse que os valores estipulados com os jogadores e com a comissão técnica, constavam no orçamento da FEF, desde o ano 2000, mas acreditava que a equipe ia conseguir uns três pontos em jogos fora de casa, "no entanto, os cálculos falharam, porque até o momento somou dez pontos".
Os valores estipulados são de US$ 10mil para cada jogador por vitória em casa e 12.000 dólares por vitória em campo adversário; 4.000 dólares por empate fora de casa, dos quais 40 por cento foram pagos depois das partidas e 60 por cento para o acumulado.
O Equador ganhou da Venezuela em casa por 2 a 1; do Peru, em Lima, por 2 a 1 e da Bolívia, em La Paz, por 5 a 1; empatou 0 a 0 contra a Colômbia, em Bogotá e perdeu cinco pontos em casa, dois contra a Colômbia, com o empate 0 a 0, e três contra a Argentina, pois perdeu por 0 a 2.
A seleção equatoriana venceu nas demais partidas em Quito, pelas eliminatórias da Copa de 2002.
"Os resultados obtidos, causam um déficit na Federação que esperamos cobrir com a bilheteria do jogo contra o Uruguai, calculada em 1,2 milhões de dólares e de uma rifa, que tomara, tenha a aceitação dos equatorianos", disse Mora.
O funcionário da FEF destacou, que depois dos jogos vencidos e empatados foram pagas as porcentagens estipuladas com os jogadores, e que os 2 milhões de dólares fazem parte da porcentagem que foi acumulada.
Para que a bilheteria passe para 1,2 milhões de dólares, foi necessário aumentar os preços das entradas em cinqüenta por cento, o que gerou controvérsia entre os torcedores.
O aumento dos preços das entradas para o jogo contra o Uruguai, é analisado pela Intendência de Polícia de Quito, por pedido da Defensoría do Povo.
O preço de cada ingresso para a partida contra a Argentina em Quito, era de 10 dólares a geral, 20 dólares a arquibancada e 40 dólares a cadeira.
O preço atual é de 15 dólares a geral, 30 dólares a arquibancada, 60 dólares a cadeira e 175 a tribuna.