Rio - O meia Alex Aguinaga, do Necaxa, do México, afirmou nesta quinta-feira que a seleção equatoriana, com os bons resultados que vem conseguindo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, está desempenhando um papel social importante, dando alegria ao povo do Equador num momento de grave crise financeira.
“O Equador é um país que luta para superar uma forte crise financeira e a seleção tenta ajudar um pouco com boas atuações para que a população fique motivada a trabalhar melhor”, afirmou Aguinaga.
“Nossa seleção não é uma referência para a população do Equador. Por isso ninguém vai achar que o Equador vai bem porque a seleção está próxima de conseguir se classificar para a Copa do Mundo. O povo equatoriano sabe que o país está em dificuldades e precisando de muito trabalho para superar esta grave crise econômica”, afirmou Aguinaga.
Sobre a lesão na perna esquerda, que o afastou de alguns jogos das Eliminatórias, Aguinaga disse que está se recuperando. Ele acredita que estará à disposição do técnico Hernán Darío Gómez para a partida do dia 7 de novembro contra o Uruguai, em Quito, quando um simples empate bastará ao Equador para garantir sua classificação para o Mundial.
Na noite de quarta-feira, na reunião do Conselho Técnico do Campeonato Equatoriano, ficou decidido que os jogos da competição terão suas datas alteradas para satisfazer aos interesses da seleção. Barcelona e Emelec, os clubes que ainda resistiam a esta idéia, acabaram cedendo.