Londres - Frank Williams, proprietário da equipe Williams de F-1, pode adquirir boa parte das ações do Newcastle United, time da Premier League do futebol inglês, afirmaram alguns jornais ingleses neste domingo. Segundo os jornais, o presidente do Newcastle, Freddy Shepherd, encontrou-se com o multimilionário Williams na quinta-feira, à procura de um financiador.
O jornal News of the World citou uma fonte que teria afirmado: ``parece que Shepherd encontrou um parceiro em Frank Williams''. O Mail on Sunday informou que Shepherd confirmou o encontro com Williams, que teria dito: ``Frank é um velho amigo meu. Conversamos muito e isso foi apenas um encontro particular''.
Williams, assim como Shepherd, é natural da cidade e torcedor do Newcastle. Shepherd quer tirar o clube da bolsa de ações e transformá-lo novamente em propriedade privada, afirmam os jornais.
Ele tem como objetivo adquirir os 47 por cento de ações pertencentes a Douglas Hall, filho do ex-presidente Sir John Hall, estimados em 22 milhões de libras (32,23 milhões de dólares) no atual valor de mercado.
As ações, que valiam 140 centavos de libra quando foram colocadas no mercado em 1997, despencaram para apenas 30 centavos de libra em quatro anos. Williams, cuja fortuna foi estimada em 95 milhões de libras, possui no momento apenas 500 ações.
A fonte do News of the World afirmou: ``Freddy está desesperado para levar o clube de volta aos dias de glória e acredita que a única maneira de fazer isso é tornando-o novamente uma empresa privada, sem a responsabilidade de ter que responder a um comitê''.
O Newcastle foi campeão inglês quatro vezes entre 1905 e 1927, vice-campeão em 1996 e 97, mas não conseguiu nada além da 11a colocação desde então.