Rio - Pela primeira vez desde que assumiu o Botafogo, o técnico Abel terá a chance de testar o seu esquema com líbero contra uma equipe que também joga no sistema 3-5-2. O adversário é o Grêmio de Tite, 4º colocado no Brasileiro, em jogo que tinha a preferência alvinegra para ser disputado em Édson Passos, mas que foi confirmado pela CBF para o Maracanã, às 16h.
Abel afirmou que será o jogo mais difícil do Botafogo sob o seu comando, justamente pela aplicação tática do time gaúcho, principalmente em seu setor defensivo. Só que o Grêmio, para sorte do Botafogo, terá três desfalques na zaga: Polga foi vetado pelo departamento médico, Mauro Galvão está machucado e Roger cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Mesmo assim, o técnico alvinegro acredita que a partida só deverá ser decidida em um lance de bola parada ou numa jogada individual. Pelo menos, ele contará com a mesma equipe que derrotou o Palmeiras por 3 a 1 e que já começa a mostrar um padrão definido de jogo.
A única baixa é Taílson, que não poderá ficar no banco por ter recebido o terceiro amarelo. O atacante Cláudio, depois de quase um mês afastado, deverá reaparecer na reserva.
Com a chegada de Abel, o Botafogo não só conseguiu se reabilitar após oito jogos sem vitória como se mantém invicto há três partidas. Com duas vitórias, sobre Cruzeiro e Palmeiras, e um empate contra o Internacional, o treinador garante que os jogadores já estão respirando melhor. E mesmo sem ainda falar numa possível classificação (o time teria que vencer os seis jogos que lhe restam), ele espera cumprir a missão que lhe foi dada, de vencer pelo menos quatro dos nove jogos que restavam ao assumiu o Botafogo.
No Grêmio, o técnico Tite conversou muito com os jogadores para que eles não ficassem traumatizados com a goleada sofrida para o Santos na Vila, resultado que quebrou uma longa invencibilidade do tricolor gaúcho.
Para a partida contra o Botafogo, Tite não poderá contar com De Los Santos e Roger, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo. Gavião volta ao time e o zagueiro Nenê que teve má atuação em Santos pode dar lugar a Gabriel.