Cidade do México - Depois de oito meses de eliminatórias, México e Honduras jogam seu futuro em um única partida, domingo, no Estádio Azteca, lutando pela última vaga da Concacaf para a Copa do Mundo do Japão e Coréia.
Ambos estão empatados com 14 pontos em 9 jogos, mas o México tem vantagem no saldo de gols e se garante com apenas um empate. Costa Rica e Estados Unidos já estão classificados.
Além de jogar pelo empate, o México tem a seu favor o fato de atuar em casa, a 2.240 metros do nível do mar, num estádio com capacidade para 120 mil espectadores.
``Conheço poucos estádios em todo o mundo com capacidade para mais de 100 mil pessoas. O Azteca impõe, a torcida ajuda muito. Além disso temos a altitude, que é um fator físico'', afirmou o treinado mexicano, Javier Aguirre.
Aguirre, de 43 anos, faz sua quinta partida pelas eliminatórias. Quando foi contratado, em junho, a seleção mexicana tinha apenas quatro pontos em cinco jogos. Com ele, foram três vitórias e um empate.
Longe de preocupar-se com o local da partida, o técnico hondurenho Ramón Maradiaga afirmou que ``em 11 de novembro haverá 120 mil caras tristes no Estádio Azteca''.
A guerra de nervos chegou a um ponto em que Aguirre exigiu postura de seus jogadores, que a partir daí limitaram-se a dizer que ``dariam a resposta em campo''.
O México tem dois desfalques para a partida: o zagueiro Rafael Márquez, do Mônaco, e o artilheiro do Santos Laguna, Jared Borgetti, ambos contundidos. No entanto, conta com os ''estrangeiros'' Cuauhtémoc Blanco, do Valladolid, Francisco Palencia, do Espanyol e Gerardo Torrado, do Poliejido, da Espanha.
Honduras vai ao México com o máximo de sua força, com Carlos Pavón e Samuel Caballero, da Udinese, Jairo Martínez, do Coventry (Inglaterra), David Suazo, do Cagliari (Itália), Julio ''Rambo'' de Leon, do Reggina (Itália), Milton ``Tyson'' Nuñez, do Nacional (Uruguai) e Amado Guevara, do mexicano Zacatepec.
Os países já classificados para a Copa do Mundo de 2002 são: Coréia e Japão (anfitriões), França (atual campeã), China e Arábia Saudita (Ásia), África do Sul, Camarões, Senegal, Tunísia e Nigéria (África), Costa Rica e Estados Unidos (Concacaf), Argentina Paraguai e Equador (América do Sul), Polônia, Suécia, Espanha, Rússia, Portugal, Dinamarca, Croácia, Itália e Inglaterra (Europa).