São Paulo – Ameaçada de dar um vexame histórico, a Alemanha reagiu e massacrou a Ucrânia nesta quarta-feira garantindo sua vaga na Copa do Mundo de 2002. Em Dortmund, marcaram 4 a 1 nos ucranianos no jogo de volta da repescagem das Eliminatórias Européias.
Os alemães nunca ficaram fora de um Mundial por terem caído em Eliminatórias. A Alemanha só não participou de duas copas do mundo. Em ambas oportunidades, por questões políticas.
A classificação da Alemanha fechou as Eliminatórias Européias. Pouco antes, Eslovênia, que vai ao Mundial pela primeira vez, Turquia e Bélgica haviam carimbado o passaporte rumo a Japão e Coréia do Sul.
A Europa ainda tem a esperança de ter mais um representante no Mundial. Nesta quinta-feira, a Irlanda enfrenta o Irã, em Teerã, pela repescagem. No primeiro jogo, os irlandeses venceram por 2 a 0.
Nesta quarta-feira, os alemães resolveram não deixar sua torcida apreensiva. Apesar de o 0 a 0 servir por causa do empate por 1 a 1 na Ucrânia na primeira partida, os donos da casa resolveram partir para cima. Logo aos 4min, Ballack abriu o placar. Sete minutos depois, Neuville ampliou. Aos 17min, Rehmer marcou o terceiro. No segundo tempo, Ballack fez seu segundo gol na partida aos 6min. Aos 44min, Schevchenko descontou.
Clique aqui para ver as seleções classificadas para o Mundial 2002