Rio - O russo Yevgeny Kafelnikov é o primeiro tenista do Grupo Ken Rosewall a garantir vaga nas semifinais da Masters Cup 2001, em Sydney. Nesta quinta-feira, ele derrotou o croata Goran Ivanisevic com facilidade por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, na partida que fechou a segunda rodada. No primeiro jogo do dia, o espanhol Juan Carlos Ferrero derrotou o brasileiro Gustavo Kuerten por 2 a 0.
O resultado foi péssimo para Guga, que acabou eliminado do torneio. Com a segunda vitória, Kafelnikov assumiu a liderança da chave. Ele enfrenta Guga na última rodada e mesmo que perca, só poderá ser alcançado por Ivanisevic ou Ferrero, que tem uma vitória cada e jogam entre si na última rodada para decidir o outro semifinalista.
Eliminado, Guga deve perder o primeiro lugar do ranking. Para permanecer no topo, o brasileiro precisa torcer para que o australiano Lleyton Hewitt não vença mais nenhum jogo na competição, caso seja derrotado pelo russo. Se vencer Kafelnikov, Hewitt não poderá passar das semifinais.
Para complicar a vida do catarinense, o australiano já está classificado para a próxima fase e ainda tem mais uma partida na fase de classificação – contra o compatriota Patrick Rafter, já eliminado.