Rio - A Copa do Mundo será longe, muito longe do Brasil. Assim sendo, a Seleção Brasileira deve se cuidar, pois de todas as 29 equipes já classificadas no campo para o torneio nenhuma teve aproveitamento tão ruim nas Eliminatórias fora de casa.
A Turquia lidera, com 88% de aproveitamento, seguida por Portugal, Suécia e Tunísia, todas com 87%. O Paraguai é o penúltimo colocado, com 29%, e o Brasil é o lanterna absoluto, com apenas 25%.
A exemplo de Turquia e Tunísia, outras seleções de pouca ou nenhuma tradição no futebol ficaram léguas à frente do Brasil: a África do Sul com 83%, a China com 76% e a Eslovênia com 55%. A Argentina tem 66%.
Vale lembrar que Austrália e Uruguai, que vão brigar pela última vaga na Copa também têm aproveitamento superior ao do Brasil. A Austrália tem 100% e o Uruguai 33%. Jogando fora de casa, enfim, o Brasil é um fiasco.
Cabra cega
Para que se tenha uma idéia do abismo que separa o Brasil da Turquia no cenário do futebol, basta dizer que os turcos só disputaram uma Copa, a de 1954, na Suíça, obtendo a classificação no sorteio.
Na ocasião, houve igualdade entre Turquia e Espanha, após três partidas das Eliminatórias - a última, disputada em Roma, em 17 de março de 1954, acabou 2 a 2. Fim de jogo, a Fifa convocou um garoto italiano, vestiu-lhe uma cabra cega, e solicitou que ele puxasse um dos dois papeizinhos jogados no fundo de uma taça. O bambino puxou o que tinha a letra T. Inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro.