São Paulo – Gustavo Kuerten terminou de maneira amarga a temporada 2001 ao perder para o russo Yevgueny Kafelnikov, já na manhã desta sexta-feira, pela terceira rodada da primeira fase da Masters Cup, em Sydney. O brasileiro foi derrotado por 2 sets a 1 (6/2, 4/6 e 6/3) e acumulou a quarta derrota consecutiva na temporada.
Guga ainda sabe que a situação pode piorar, já que se o australiano Lleyton Hewitt vencer um jogo -e fará no mínimo mais dois- irá ultrapassá-lo na liderança do ranking mundial.
Guga pareceu que ia dar um fim à má fase –vinha de três derrotas- quando quebrou o saque do russo logo no primeiro game. Mas, depois disto, Kafelnikov completou 17 pontos consecutivos abrindo uma vantagem de 4 a 1.
No oitavo game, porém, o russo voltou a levar a melhor no saque do catarinense e acabou fechando o primeiro set por 6 a 2, em 22 minutos.
No segundo set, Guga voltou a quebrar o saque do russo no quinto game. O russo acabou dando o troco no 8º game, empatando por 4 a 4. A reação de Kafelnikov, porém, parou por aí. Na seqüência, o brasileiro acabou com o seu saque fazendo 5 a 4, e fechou o set em 35 minutos.
No primeiro game do terceiro e decisivo set, Guga chegou a ter quatro break points, mas viu o russo largar na frente.
No quarto game, Kafelnikov quebrou o quinto saque do brasileiro para, em seguida, ampliar para 4 a 1. Depois, tratou de administrar e fechar a partida. Foi a quinta vitória sobre Guga em 12 duelos entre ambos.