São Paulo - Já houve tempo em que jogar no Maracanã era razão de conforto e motivo de confiança quase total na vitória para a torcida do Flamengo. No entanto, o atual time rubro-negro acaba de ser responsável por uma marca histórica negativa. Quinta-feira, o Flamengo completou cem dias sem ganhar no estádio que já foi o seu palco preferido.
A última vitória no Maracanã aconteceu no dia 15 de agosto, quando o time derrotou o Sport, por 2 a 1. Desde então, foram cinco derrotas e três empates. A pior das derrotas aconteceu no dia 6 de outubro, quando o Vasco goleou o Flamengo por 5 a 1.
A inversão de valores atingiu tal nível que, durante a agonia rubro-negra no Campeonato Brasileiro, alguns jogadores chegaram a pedir à diretoria que tirasse os jogos do Maracanã. Quinta-feira, contra o Grêmio, o Flamengo fez seu primeiro jogo no estádio pela Copa Mercosul, já que vinha mandando suas partidas em Brasília. Pelo Brasileiro, além de Brasília, jogou em Juiz de Fora. Coincidência ou não, jogando fora do Maracanã, o time venceu Santos e Internacional, empatou com Ponte Preta e Vitória, e perdeu apenas para o Atlético-MG.
” O Maracanã é nossa casa. Contra o Grêmio, tivemos tudo para acabar com isso. Às vezes, começamos perdendo e a torcida pega no pé. Como temos perdido muito, a pressão aumenta”, diz Reinaldo.
Para Juan, o tamanho do Maracanã às vezes atrapalha.
”Para jogar com desenvoltura no Maracanã, é preciso estar bem tática e fisicamente. Os adversários vêm para esperar nosso erro.
Perdemos quase todos os jogos assim”, disse.