Madri - Estrelas do Real Madrid e do Barcelona ofereceram seu apoio a Pep Guardiola na sexta-feira, depois da divulgação do resultado do exame antidoping do meio-campista, positivo para nandrolona.
Guardiola, que atuou pelo Barcelona durante 11 anos, transferiu-se para o Brescia, da Itália, em setembro e fez o teste depois de uma partida contra o Piacenza, em 21 de outubro.
O ex-jogador do Barcelona afirmou sua inocência na sexta-feira, dizendo estar convicto de que limparia seu nome. Guardiola, um jogador altamente respeitado em seu país, recebeu apoio imediato dos dois principais clubes da Espanha.
Hierro, capitão do Real Madrid e companheiro de Guardiola na seleção espanhola, declarou que há algo de estranho em relação à época em que o teste aconteceu.
``Pep jogou na liga espanhola por 10 ou 11 anos, além da seleção nacional, e passou por 30 ou 40 exames de doping'', afirmou, em entrevista coletiva. ``É muita coincidência que ele chegue à Itália e o teste dê positivo logo na primeira vez. Há algo de estranho aí''.
``Eu acredito na sua inocência e honestidade enquanto atleta e, no que me diz respeito, ele esta absolutamente acima de qualquer suspeita'', concluiu.
O ex-companheiro de equipe, Luis Figo, expressou a mesma opinião. ``Depois de todo uma carreira como jogador, você não vai precisar usar nada aos 30 anos de idade'', comentou Figo. ``É muito estranho''.
O teste positivo de Guardiola não foi o primeiro. Uma semana antes, foi a vez do zagueiro holandês Jaap Stam. Na temporada passada, nove jogadores nas duas principais divisões da Itália tiveram testes positivos para nandrolona.
``É preciso saber porque isso está acontecendo na Itália e porque a maioria dos casos envolve estrangeiros'', atacou Figo.
Rivaldo também expressou seu apoio a Guardiola. ``É algo em que não posso acreditar. Estou certo de que Guardiola é inocente''.
O técnico do Barcelona, Carles Rexach, se referiu à notícia como sendo ``absurda'', acrescentando: ``Deve ter ocorrido algum erro''.