São Paulo - Embora parte da imprensa tenha divulgado que os cabeças-de-chave da Copa do Mundo de 2002 seriam Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, França, Espanha, Japão e Coréia, a confirmação oficial só sairá nesta quarta-feira.
Os únicos times garantidos são a França, atual campeã, e os dois países-sede, Japão e Coréia.
Em relação ao sorteio, há uma única certeza: além dos cabeças-de-chave, as seleções serão divididas em três grupos, de acordo com sua força. Os critérios que definirão esta divisão também ainda não foram divulgados pela Fifa, que deve fazer o anúncio oficial nesta quarta-feira.
Não se sabe, por exemplo, se a entidade levará em consideração o seu ranking, a tradição dos países em Copas ou a participação no último Mundial.
É também comum que o sorteio dos grupos seja dirigido, de maneira a evitar que duas equipes do mesmo continente (exceto a Europa que tem muitos participantes) caiam no mesmo grupo. Esta divisão pode ser perigosa para o Brasil pois aumentaria as chances de que seleções fortes como Inglaterra (ou Espanha), Portugal ou Croácia enfrentem os brasileiros logo na primeira fase.