Busan (Coréia do Sul) - As seleções do Brasil da Argentina, da Espanha, da Itália e da Alemanha foram escolhidas nesta quarta-feira, em Busan (Coréia do Sul), como cabeças-de-chave para o sorteio da Copa do Mundo de 2002, que será realizado no próximo sábado, informou o secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen.
A França, como atual campeã do mundo, e Coréia e Japão, como países anfitriões, completam o grupo de oito seleções que serão cabeças-de-chave.
A Inglaterra, que tinha muitas possibilidades de encabeçar um do oito globos entre os quais se dividirão as 32 seleções classificadas, cedeu seu lugar à Alemanha.
Na hora da definição dos grupos, no entanto, o Brasil perdeu a batalha. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não conseguiu impor seu desejo de que o Brasil ficasse sediado no Japão. Até sábado, o time está sem casa. Apenas o sorteio irá definir se os brasileiros jogarão na Coréia do Sul ou no Japão na primeira fase.
Apenas três seleções estão previamente colocadas nas chaves. A França, campeã mundial, ficou no grupo A. A Coréia do Sul está na chave D e o Japão na H.
Na reunião da comissão organizadora da Fifa foram mantidos os mesmos critérios que para a Copa da França de 1998.
Esses critérios levam em conta os resultados obtidos nas últimas três Copas do Mundo (Itália, em 90, Estados Unidos, em 94, e França, em 98), somados aos resultados dos três últimos anos, mais o posto atual na classificação Fifa, publicada no último dia 21 de novembro, explicou Zen-Ruffinen.
O Brasil, quatro vezes campeão do mundo, recebeu a maior qualificação na escolha dos cabeças-de-chave, com 62 pontos.
Atrás ficaram a Argentina e a Itália (56), a Alemanha (54), a França (47) e a Espanha (45). O México, com 42, e a inglaterra, com 41, foram as seleções, com mais pontos fora dos grupo dos cabeças-de-chave.
O sorteio, que será realizado no próximo sábado a partir das 8h de Brasília e terá acompanhamento online do Terra Esportes, dividirá as 32 seleções em quatro globos, dos que sairão os oito grupos de quatro equipes cada um.
Os países europeus que não foram escolhidos como cabeças-de- chave constituirão o segundo globo. Segundo Zen-Ruffinen, o sorteio tenta evitar que três países europeus fiquem no mesmo grupo.
"Estamos discutindo uma forma de criar um equilíbrio nos grupos", disse o secretário-geral da Fifa.
O terceiro globo será formado pelas seleções do Paraguai, do Uruguai e do Equador, além da China e da Arábia Saudita. Zen-Ruffinen assegurou que a China será incluída em um grupo que lhe permita jogar na Coréia do Sul "por razões geográficas e econômicas", por isso a Arábia Saudita jogará no Japão.
O último globo terá os nomes das seleções da África do Sul, Tunísia, Nigéria, Camarões e Senegal, além de Costa Rica, México e Estados Unidos.
A Copa de 2002 começará no dia 31 de maio do próximo ano e terminará dia 30 de junho, no estádio japonês de Locoama.
- Distribuição dos globos:
Globo 1: Cabeças-de-chave: Coréia do Sul e Japão (organizadores), França (campeã), Brasil, Itália, Argentina, Alemanha e Espanha.
Globo 2: Inglaterra, Dinamarca, Croácia, Portugal, Bélgica, Suécia, Irlanda e Rússia, Eslovênia, Polônia e Turquia.
Globo 3: Paraguai, Equador, Uruguai, China e Arábia Saudita.
Globo 4: Nigéria, Tunísia, Camarões, África do Sul, Senegal, México, Estados Unidos e Costa Rica