Pusan (Coréia do Sul) - O futuro da Copa das Confederações foi colocado em dúvida pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, na sexta-feira, já que a entidade tem encontrado dificuldade para arrumar um lugar para o torneio no novo calendário internacional unificado.
A competição, que começou como Campeonato Intercontinental na Arábia Saudita em 1992, aconteceu no Japão e na Coréia do Sul neste ano como uma preparação para a próxima Copa do Mundo.
Mas Blatter disse na sexta-feira, após uma reunião do Comitê Executivo da Fifa, que a entidade tem encontrado dificuldade em encontrar um lugar para a competição no calendário e que a partir de 2003 ela poderá ser substituída pelo Campeonato Mundial de Clubes, cuja primeira edição aconteceu no Brasil em 2000.
``Talvez a gente substitua a Copa das Confederações pelo Campeonato Mundial de Clubes em 2003. Em 2003, haverá quatro campeonatos mundiais -- o Sub-17 na Finlândia, o Sub-20 nos Emirados Árabes Unidos, a Copa do Mundo Feminina na China e a Copa das Confederações'', disse Blatter.
``Precisamos realizar um estudo sobre as possibilidades de substituir a Copa das Confederações pelo Campeonato Mundial de Clubes porque a Copa das Confederações já está encaminhada com nossos parceiros econômicos, patrocinadores e emissoras'', completou.
A França venceu a Copa das Confederações deste ano com uma equipes desfalcada de seus principais jogadores. Apesar de a Fifa sempre ter afirmado que a competição tinha grande importância, ela nunca atraiu grande apoio nem interesse da TV.