São Paulo – O Figueirense recebeu o Náutico em Florianópolis precisando do resultado positivo na partida de volta das quartas de final da Série B do Brasileirão 2001. e conseguiu seu objetivo, ao vencer por 2 a 1, gols de Marcelinho aos 05 minutos do primeiro tempo e aos 5 do segundo. O time catarinense garante a vaga para o quadrangular decisivo que definirá os dois times que sobem para a Série A em 2002.
O estádio Orlando Scarpelli estava lotado e a pressão da torcida funcionou. Logo aos 05 minutos de partida o Figueirense abriu o placar, com Marcelinho cobrando falta quase sem ângulo. O restante da primeira etapa foi muito corrido, com os dois times procurando o gol sem parar. No final da primeira etapa. quando o atacante Genilson entrava livre para fazer o segundo do Figueira, o goleiro pernambucano Gilberto saiu da área e fez falta para parar o lance. O árbitro Leonardo Gaciba da Silva (RS) marcou a falta e corretamente expulsou o goleiro. Rodolfo entrou aos 46 minutos para o gol do Náutico, mas não havia mais tempo para jogo no primeiro tempo.
O Segundo tempo começou como o primeiro. Logo aos 5 minutos Marcelinho marcou novamente, aproveitando rebote de Gilson Batata. O gol tranqüilizou o time catarinense, mas em compensação o Náutico partiu com tudo para cima. E aos 24 minutos o esforço foi recompensado, com o gol de Wallace, em bela jogada de ataque. A pressão continuava, com os dois goleiros trabalhando muito para impedir mais gols.