São Paulo - Se depender do retrospecto, a Seleção já está nas oitavas-de-final na Copa do Mundo de 2002. Diante de seus adversários na primeira fase, os brasileiros apresentam um saldo positivo nos confrontos.
Dos três países que estão no Grupo C, a Costa Rica foi a que enfrentou o Brasil mais vezes. Desde 1956, quando aconteceu o primeiro encontro, brasileiros e costarriquenhos se encontraram 11 vezes. Foram 10 vitórias da seleção brasileira e apenas uma da equipe da Costa Rica.
Além do país que mais jogou contra o Brasil, os costarriquenhos também foram os únicos que já jogaram contra os brasileiros em uma Copa do Mundo. Em 1990, na Itália, a seleção brasileira suou muito para derrotar a Costa Rica por 1 x 0, com um gol do atacante Muller.
O último confronto entre Brasil e Costa Rica aconteceu em 2000. Ainda dirigida por Wanderley Luxemburgo, a seleção brasileira venceu por 4 x 1, em um amistoso em Maringá.
Contra a Turquia, primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2002, em dia 3 de junho, a seleção brasileira jogou apenas uma vez. Em 1 de maio de 1956, os brasileiros bateram os turcos por 1 x 0, em amistoso disputado em Istambul.
Se a seleção brasileira já encarou Costa Rica e Turquia, o confronto contra a China será uma novidade. Participando de sua primeira Copa do Mundo, os chineses podem surpreender o Brasil.
O trunfo da China é o técnico Bora Milutinovic, que conhece muito bem o time brasileiro. Em 1990, na Copa da Itália, ele treinava a Costa Rica na derrota por 1 x 0. Em 1994, nos Estados Unidos, novamente Bora cruzou o caminho da seleção. Nova derrota por 1 x 0, desta vez dirigindo os donos da casa.