Montevidéu - O técnico Víctor Pua, que dirigiu o Uruguai nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, qualificou no sábado como "duro e parelho" o grupo A, em que jogarão os uruguaios na 1a fase do Mundial.
Voltando a uma Copa depois de 12 anos, o Uruguai terá pela frente a França, a Dinamarca e Senegal.
"São todas seleções muito duras. Da França nem preciso falar; é a atual campeã", disse Pua. "Senegal pode parecer fraco, mas muitos de seus jogadores atuam na França".
Depois de um desempenho cheio de altos e baixos, em que conseguiu a vaga depois de disputar uma repescagem contra a Austrália, o Uruguai forma com a França o grupo do primeiro e do último campeão mundial --a "Celeste" venceu a Copa de 1930.
Levando em conta que a França deve se classificar sem problemas para a 2a fase, comentaristas uruguaios entendem que o grande adversário para o país será a Dinamarca.
"A Dinamarca é um bom time, mas não é nem sombra da grande equipe de 1986", disse Jorge Da Silveira, comentarista da rádio Sarandí Sport, referindo-se à seleção-sensação da Copa do México, que goleou os uruguaios por 6 a 1 naquela ocasião.
Para o Uruguai, a Copa no Japão e na Coréia do Sul marca o retorno do país ao torneio máximo do futebol, depois de ficar de fora das edições de 1994, nos Estados Unidos, e de 1998, na França.