Buenos Aires - Os argentinos aparentaram tranqüilidade depois do sorteio das chaves da 1ª fase da Copa do Mundo de 2002, realizado no sábado, em que os portenhos foram sorteados para o difícil grupo H, ao lado de Nigéria, Inglaterra e Suécia.
"Chegar a uma Copa não é fácil e todos os times que estão lá são complicados", disse o zagueiro Ayala ao website do jornal Olé. "A Nigéria é uma equipe experiente, que joga junto há um bom tempo. Será muito difícil batê-los".
A Argentina estréia no dia 2 de junho contra os africanos em Ibaraki, e depois pega a Inglaterra no dia 7 em Sapporo. No dia 12, termina sua participação na 1ª fase diante da Suécia, em Miyagi.
Os argentinos parecem mais preocupados com os africanos, de quem têm más lembranças do passado, do que com os ingleses, que já enfrentaram quatro vezes em Copas do Mundo, com duas vitórias para cada lado.
Em 1990, a Argentina perdeu em sua partida de estréia para Camarões por 1 a 0, e em 1996, caiu diante da Nigéria na final dos Jogos Olímpicos de Atlanta, por 3 a 2. No entanto, na Copa de 1994, os argentinos venceram a Nigéria por 2 a 1.
"No passado, jogar contra africanos era garantia de vitória. Hoje em dia, não é mais assim. Eles são muito talentosos tecnicamente", disse o zagueiro Vivas.
A imprensa argentina concorda que seu país foi "premiado" com o grupo mais difícil do Mundial, e ao mesmo tempo lamenta o fato de o arqui-rival Brasil ter caído no grupo mais fácil, com China, Turquia e Costa Rica.