Rio - O técnico da seleção do Uruguai, Victor Púa, afirmou que o grupo sorteado para a sua equipe na primeira fase da Copa do Mundo de 2002 - o A, com França, Dinamarca e Senegal - é duro e equilibrado. Púa acrescentou em entrevista a vários jornais uruguaios que em um Mundial não há adversários fáceis e todas as partidas são complicadas.
Como era de se esperar, ao analisar os três rivais, o técnico destacou a França, atual campeã mundial, como o mais difícil, mas advertiu que vários jogadores de Senegal, que vem sendo apontada como a equipe mais fraca do grupo, atuam no futebol francês. Sobre a Dinamarca, Púa lembrou que conseguiu sua classificação como primeiro colocado de seu grupo nas duras Eliminatórias européias, sem precisar passar pela repescagem.
“O importante é não nos subestimarmos, nem sermos temerosos. Os jogadores uruguaios têm de estar mentalizados de que quando se chega a uma Copa do Mundo é preciso jogar o melhor possível, qualquer que seja o adversário”, disse o técnico, que na verdade ainda terá uma reunião com o presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Eugenio Figueredo, que foi à Coréia do Sul acompanhar o sorteio, para decidir sua permanência ou não no comando da equipe uruguaia. Há uma corrente de dirigentes defendendo a demissão de Púa e a contratação do ex-zagueiro Hugo de León.
Na primeira fase, o Uruguai estreará contra a Dinamarca, no dia 1º de junho, em Ulsan; depois jogará contra a França, no dia 6, em Pusan; e contra o Senegal, no dia 11, em Suwon.