Rio - O Los Angeles Lakers suou muito, mas conseguiu a sua 16ª vitória em 17 jogos na temporada 2001/2002. O atual bicampeão da liga derrotou o Dallas Mavericks por 98 a 94 nesta quarta-feira, no Stpales Center, em Los Angeles. Foi o nono triunfo consecutivo.
O grande responsável pela vitória foi o pivô Shaquille O'Neal, que calou o presidente do Mavs, Marc Cuban. O dirigente afirmara que Shaq arremessava lances livres como uma criança de dez anos. O pivô realmente não teve bom aproveitamento neste quesito, acertando dez em 22 tentados. Em compensação, acertou 18 dos 23 arremessos de quadra e marcou 46 pontos. Além disso, apanhou 15 rebotes.
O superpivô teve a colaboração de Kobe Bryant, com 17 pontos, nove rebotes e três roubos de bola, e de Robert Horry, com 13 rebotes. Pelo Mavs, o alemão Dirk Nowitzki travou um bom duelo com O'Neal. O ala terminou o jogo com 33 pontos, 14 rebotes e três tocos. O armador Adrian Griffin contribuiu com 23 pontos.
Depois de um primeiro quarto equilibrado, o Dallas voltou melhor no segundo período e foi para o intervalo com vantagem de sete pontos(55 a 48). O Lakers voltou a equilibrar as ações no fim do terceiro quarto, mas só conseguiu passar à frente no fim do jogo.
Com o resultado, o time de Los Angeles se manteve absoulto na liderança do campeonato. O Dallas sofreu a sétima derrota em 19 jogos e está em terceiro na Divisão do Meio-Oeste, atrás de San Antonio Spurs e Minnesota Timberwolves.