Rio - Flamengo e San Lorenzo começam a decidir nesta quarta-feira às 21h50min, no Maracanã, o título da Copa Mercosul. Esta é a decisão da crise, uma vez que os dois clubes passam por momentos complicados. Os argentinos estão numa grave crise econômica e o técnico Manuel Pellegrini já anunciou que vai deixar o clube após a final.
Já o Flamengo, além das dificuldades financeiras, vê seus jogadores envolvidos em problemas de relacionamento com o grupo. O Rubro-Negro conquistou o título da Copa Mercosul em 1999.
Na semifinal o Flamengo eliminou o Grêmio nos pênaltis, após empates em 2 a 2, no Maracanã, e 0 a 0, em Porto Alegre. Por seu lado o San Lorenzo, após perder para o Corinthians por 2 a 1 em São Paulo, goleou por 4 a 1 na Argentina e se classificou.
Carlos Alberto Torres, técnico do Flamengo, quer ver seus jogadores atacando desde o primeiro minuto para obter uma boa vitória, que dê tranqüilidade no jogo da volta, em Buenos Aires.
Na primeira fase as duas equipes se enfrentaram e o Flamengo venceu nas duas ocasiões por 2 a 1. Mesmo assim os jogadores rubro-negros não esperam facilidades nesta quarta-feira. “Agora a história é diferente, pois o San Lorenzo vai querer conquistar este título de qualquer maneira. Além do mais eles vem "mordidos" para vencer este jogo”, afirmou o goleiro Júlio César.
Para esta partida Torres poderá contar com o lateral-direito Alessandro, que vinha sentindo dores no púbis e está liberado para jogar. Com isso o treinador poderá contar com todos os jogadores.
Pela primeira vez numa decisão de competição internacional, o San Lorenzo não quer perder a oportunidade de conquistar o título. “Estamos nesta decisão para fazer história e acredito que temos condições de ficar com este título”, afirmou o técnico Manuel Pellegrini.
Os jogadores do San Lorenzo chegaram a ameaçar não viajarem para o Rio de Janeiro por causa dos salários atrasados. Mas os dirigentes conseguiram contornar a situação. Para esta partida Pellegrini confirmou o meia Zurita como titular, afastando a hipótese de armar a equipe de forma mais defensiva.