São Paulo - O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, disse que o planejamento da CBF para a Copa do Mundo do 2002 está adiantado, com os locais de treinamento na Coréia do Sul e Japão, os seis amistosos e as dez partidas que ele vai assistir das outras seleções já praticamente definidos.
"Até o final do ano estarão definidos os seis adversários dos amistosos", disse Scolari em entrevista à Reuters na segunda-feira. Por enquanto, apenas dois deles foram confirmados pelo treinador: contra Portugal e contra a seleção da Catalunha (região da Espanha).
O amistoso contra a Polônia, em fevereiro, não está certo porque a data que a Fifa estipulou -- 13 de fevereiro -- coincide com o Carnaval e Scolari não pretende entrar em choque com os atletas. "Como vou tirar quatro dias de Carnaval do jogadores se depois vou ficar com eles durante 45 dias?"
Até mesmo um amistoso com a China -- adversária do Brasil na primeira fase do Mundial -- é provável, já que as duas seleções já haviam acertado a partida antes do sorteio.
Outros possíveis adversários incluem Dinamarca, Senegal, Arábia Saudita, Paraguai e uma seleção asiática.