Rio - O meia Ronaldo foi condenado pelo STJD, por unanimidade, a 120 dias de suspensão por ter sido pego num exame de doping, após o jogo em que o Botafogo venceu o Palmeiras por 3 a 1, pelo Brasileiro-2001, em outubro. O jogador usou a substância Fenproprorex.
O STJD não se convenceu com as provas da defesa e não ratificou a decisão da comissão disciplinar, que havia absolvido o jogador por 3 a 2 há três semanas. O advogado de Ronaldo, Alberto Macedo, disse que a defesa em casos como esse é muito difícil, mas não esperava a decisão.
“Fiquei surpreso. Não acreditava que o tribunal julgasse que as provas apresentadas não fossem conclusivas. Mas a lei é sempre muito dura em casos de doping”, comentou Macedo.
Ronaldo, que esteve presente ao julgamento, não quis comentar o veredito do STJD. Ele, que está suspenso preventivamente há 30 dias, voltará aos gramados a partir de março.
O Fenproporex foi a mesma substância encontrada num exame antidoping de Athirson em 2000. O jogador, que na época defendia o Flamengo, foi absolvido.