Rio - O Caxias ainda está tentando obter uma vaga na Série A, agora no tapetão. O Figueirense, que venceu o Caxias por 1 a 0, na última rodada da Série B, e teria garantido a presença na elite do futebol brasileiro em 2002, pode acabar perdendo os pontos da partida do último sábado. Segundo a direção do Caxias, existem provas de que a torcida local invadiu o campo com o aval do clube.
O Figueirense, vencia o Caxias por 1 a 0 quando a torcida invadiu o campo, faltando dois minutos para o final, comemorando uma classificação que ainda não estava garantida. O árbitro da partida, Alfredo Loebeling, informou na súmula que interrompeu o jogo por falta de segurança.
Pelo regulamento do campeonato, quando a partida é interrompida por esse motivo, o time visitante sai com a vitória por 1 a 0. Nesse caso, o Caxias estaria classificado para a Série A. O caso será julgado na próxima quinta-feira, pelo STJD.
O supervisor de futebol do Caxias, Vanderlei José Berssghi, disse que seu clube já tem as fitas e fotos do jogo que mostram que os portões foram abertos pelo próprio Figueirense. “Vamos utilizar o código 299 do CBDF (Código Brasileiro Disciplinar de Futebol). Não havendo segurança para se recomeçar o jogo, o time perde os pontos”, disse.
Se o clima é de apreensão no Caxias, no Figueirense os dirigentes não parecem muito preocupados. Segundo o presidente do clube, Paulo Prisco Paraíso, o delegado da partida, Zélio Prado, garantiu que o arbitro, havia terminado o jogo. “Não existe a possibilidade de perdermos os pontos”, disse.