Salvador - A capital baiana já prepara a festa para o campeão unificado dos superpenas da Organização Mundial de Boxe (OMB) e da Associação Mundial de Boxe (AMB). Acelino Popó de Freitas retorna ao Brasil nesta segunda-feira, às 11h30 e concede coletiva logo em seguida.
Ele será recebido no aeroporto com honras de um rei e desfilará em carro do Corpo de Bombeiros até o bairro da Baixa de Quintas, onde fica a casa de seus pais. Um trio elétrico comandará a festa na rua onde o campeão passou a infância.
De nada adiantaram as provocações do adversário cubano. O pugilista baiano, de 26 anos, venceu na madrugada deste domingo Joel ’Cepillo’ Casamayor, por pontos, em Las Vegas, e garantiu a festa em Salvador.
A família Freitas, que estava reunida com o coração na mão, assistiu à luta pela TV na capital baiana e depois de ver a vitória de Popó, comemorou até o dia amanhecer. Tony, um dos irmãos do pugilista, organizou um pagode e convidou amigos e artistas para assistir ao desafio. A mãe, Dona Zuleica, que não vê o filho há dois meses, não agüentou a emoção e passou mal.
Cumprindo o que prometera, Popó dedicou a vitória primeiramente ao pai, Nijalma Jones, mais conhecido como seu Babinha. Ele acaba de se recuperar de um câncer na garganta e toda hora ligava para o filho dizendo ter nocauteado a doença. Popó não queria decepcioná-lo e fez bonito no ringue.
Agora, o pugilista baiano pretende unificar as faixas com os campeões do Conselho Mundial de Boxe (CMB), o americano Floyd Mayweather, e o da Federação Internacional de Boxe (FIB), Steve Forbes.