São Paulo - O brasileiro Acelino "Popó" de Freitas venceu o cubano Joel Casamayor por pontos, decisão unanime dos jurados, na madrugada deste do domingo e conquistou o cinturão de campeão da Associação Mundial de Boxe (AMB). Os três jurados deram 114 pontos contra 112 do cubano.
Ao lado do Conselho Mundial de Boxe, a AMB é a mais importante entidade do esporte sendo fundade em 1960, três anos antes da CMB. Popó já era o campeão pela Organização Mundial de Boxe, que é pouco reconhecida por não agregar os pugilistas de maior expressão.
Logo após a luta, ao ser entrevistado por um repórter norte-americano, Popó disse: "Dedico essa vitória aos americanos". No final da conversa, virou para a câmera e afirmou em um inglês sofrível. "América, eu estar aqui", numa clara vontade de vender sua imagem nos EUA para voltar a lutar por dólares.
A luta foi equilibrada do começo ao fim, mas o brasileiro mostrou mais preparo físico e mais iniciativa do combate. Com uma ótima esquiva e um eficiente direto de direita, Popó somou os pontos necessários para a vitória.
Casamayor foi à lona no terceiro assalto, mas se recuperou rápido, logo após a abertura de contagem do juiz do combate. A contagem rendeu dois pontos para o brasileiro, apesar dos protestos do cubano que disse não ter sido atingido.
O cubano fugiu na luta até o sexto assalto, quando, perdendo por pontos, resolveu reagir. A partir dai, a superioridade do brasileiro do início do combate sumiu e a luta passou a ser uma troca de golpes, ora dura, ora ineficiente, até o seu final.