CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Últimas Notícias
 Copa Davis
 Ranking Masculino
 Ranking Feminino
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Tênis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guga contraria médico e corre de cirurgia
Sábado, 26 Janeiro de 2002, 16h56
Atualizada: Sábado, 26 Janeiro de 2002, 17h17

Divulgação

Rio - Se quiser realmente curar-se da lesão no quadril direito e se livrar das dores incômodas, Gustavo Kurten, cedo ou tarde, terá de submeter-se a uma cirurgia. Essa é a opinião do médico Marcos Contreras, ortopedista que Guga consultou assim que chegou a Florianópolis, depois da eliminação na primeira rodada do Aberto da Austrália.

“O tratamento definitivo é cirúrgico. Concordamos que ele fizesse a fisioterapia, mas apenas para dar alívio e fazer com que ele ficasse o melhor possível. Mas só isso não vai curar a lesão”, explicou Contreras.

Mas o tenista catarinense está irredutível e nem sequer cogita chegar perto de um centro cirúrgico para passar por uma artroscopia e retirar a parte lesionada do labrum acetabular, a fibrocartilagem que recobre o quadril. Ele preferiu amenizar as dores de uma forma convencional, com sessões de fisioterapia.

“Expliquei que ele precisa da cirurgia, mas ele não quer se submeter. Ele é um paciente e eu sou obrigado a aceitar”, disse.

Guga vem fazendo a fisioterapia com a Mariângela Pinheiro, que trabalha com Contreras no Projeto Coluna Reta. Diariamente, ela vai à casa do tenista número 2 do mundo para as sessões de manipulação, baseada em técnicas manuais.

“Ela está trabalhando as cadeias musculares com técnicas fundamentadas na biomecânica”, disse o médico, já que Mariângela tem evitado falar com a imprensa sobre as condições e o tratamento.

Segundo Contreras, Guga levaria cerca de dois meses para se recuperar totalmente se optasse pela cirurgia. Mas o médico prefere não especular sobre essa possibilidade.

“ labrum acetabular é uma região muito específica, sobre a qual pouco se fala. Mas prefiro não tocar nesse assunto. Não posso fornecer determinados detalhes sem a autorização dele.”

O doutor afirmou que, depois de cinco dias de exercícios e reforço muscular, uma leve melhora já foi sentida. As dores nos momentos de esforço já diminuíram. Mas o médico prefere não fazer um prognóstico sobre uma melhora mais acentuada:

“Não temos como dar um prognóstico. Nesse primeiro momento, queremos preservar as cadeias musculares e aumentar os graus de amplitude dos movimentos adequados. Ele não está mais sentindo dores. Mas volto a dizer que o caso dele tem indicação cirúrgica.”

L!Sportpress

 

 VEJA AINDA
Guga
Pardal diz que situação do Brasil se complica sem Guga na Davis
Cirurgia faria Guga despencar no ranking de entradas
Técnico já se conforma com ausência de Guga
Mexicanos cobram decisão de Guga para Aberto local
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade