Rio - Se optasse pela cirurgia, Guga provavelmente ficaria longe do circuito mundial por dois meses e com isso deixaria de participar de quatro torneios da ATP e duas fases da Davis. Se parasse hoje, ele só voltaria às quadras para uma partida em abril, deixando de defender 560 pontos no ranking de entradas da ATP. Veja quantos pontos Guga teria que defender em cada um.
Torneio de Buenos Aires (disputado no saibro, começa no dia 18 de fevereiro): Como foi campeão do torneio argentino ano passado, Guga teria que defender 200 pontos.
Torneio de Acapulco (disputado no saibro, começa no dia 25 de fevereiro): Já no México, o catarinense voltou a ficar com o primeiro lugar e dessa vez somou 250 pontos.
Masters Series de Indian Wells (disputado em quadra rápida, começa no dia 11 de março): Em seu primeiro torneio em quadras rápidas em 2001, Guga não foi bem e acabou eliminado nas oitavas-de-final. Com o resultado, somou apenas com 75 pontos.
Masters Series de Miami (disputado em quadra rápida, começa no dia 15 de abril): Guga voltou a ser eliminado nas primeiras rodadas. Dessa vez, ele não passou da terceira rodada e faturou 35 pontos.
Copa Davis: Guga não disputaria o confronto contra a República Tcheca. Se o Brasil se classificasse, dificilmente estaria em quadra na segunda fase, que acontece a partir do dia 5 de abril.