São Paulo - O navegador Amyr Klink irá partir na quarta-feira para a primeira etapa de sua nova aventura, o projeto Viagem à China.
Klink petende explorar, ao longo dos próximos quatro meses, o até agora pouco conhecido Mar de Bellingshausen, ao sul do circulo polar. "Nesta etapa inicial da Viagem à China, tentaremos fazer a primeira experiência navegável no Mar de Bellingshausen, que é uma região ainda não cartografada", disse ele.
O veleiro Paratii 2, de 96 pés e 100 toneladas, foi construído especialmente para a expedição e apresenta tecnologias únicas no mundo. "O Paratii 2 pode navegar em águas de apenas 1,50m de profundidade e tem autonomia de combustível de três anos. E combustível é vida, sem ele não há energia, não há calor, não há comunicação", lembrou ele.
Nesta primeira etapa da Viagem à China, Klink terá a companhia de cinco tripulantes: José Fernandes (Zezinho), Marcos Hurodovich (Marcão), Fabio Tozzi, além de um cinegrafista e um fotógrafo.
O Paratii 2 volta da Antártica em maio e depois retorna aocontinente gelado para um novo 360 graus, como Klink fez sozinho há dois anos. No fim de 2002, o barco zarpa rumo à China, passando pelo Ártico.