Rio - O melhor contra o pior, a briga dos gaúchos Pelotas e Juventude é a atração desta quarta em Caxias do Sul. Com o 3 a 2 sobre o Joinville e o 5 a 2 no Mamoré, o Pelotas alcançou a liderança exibindo o melhor ataque da Sul Minas. O Juventude perdeu para o Grêmio em casa e para o Cruzeiro no Mineirão.
Uma caravana de entusiasmados torcedores percorrerá os 370 km de Pelotas a Caxias do Sul para incentivar o líder - desde os melhores tempos do time no Gauchão, nos anos 80, isso não acontecia. O motivo: o time está muito bem armado por Válter Ferreira, ex-técnico do Paysandu, e tem o artilheiro da Sul-Minas, o cearense Samuel, um atacante veloz e atrevido, que trabalhou com Ferreira no time de Belém.
Mas o Juventude não se abate. O técnico Artur Neto argumenta que, ao contrário do Pelotas, sua equipe enfrentou duas pedreiras. E, apesar da derrota para o Cruzeiro, ele viu evolução no conjunto. No treino desta terça, Artur pediu que o time marcasse por pressão e arriscasse mais nas conclusões.
Nem as ausências do atacante Michel (torção de joelho), do volante Pereira (torção de tornozelo) e Claudinho (fratura no pé esquerdo) tiram a confiança do treinador. "Em casa, vamos impor nosso jogo", prometeu ele.
A novidade será a estréia de Elder, que formará dupla de volantes com Marcelinho. Edmilson, que atuou no Coritiba em 2001, foi contratado para fazer dupla com Leonardo Manzi e o melhorar o desempenho do ataque. Mas só poderá jogar a partir da próxima semana.
Juventude - Diego, Saulo, Emerson, Luis Oscar e Magal; Marcelinho, Élder, Dionattan e Marcelo; Marcelo Silva e Leonardo Manzi. Técnico: Artur Neto.
Pelotas - Rafael, Jorginho, Rondinely, Dias e Michel Bastos; Sidclei, Paulo César, Jorge e Luís Fabiano; Samuel e Giuliano. Técnico: Válter Ferreira.