São Paulo - Depois de seis anos de preparação, Amyr Klink pôde, enfim, iniciar sua Viagem à China, parte do projeto Petrobras Global. Klink partiu nesta quarta-feira a bordo do veleiro polar Paratii 2 rumo à Antártica, onde pretende explorar, durante os próximos quatro meses, o desconhecido Mar de Bellingshausen.
Klink volta da Antártica em maio e depois retorna ao continente gelado para um novo 360 graus, como o navegador fez sozinho há dois anos. No fim de 2002, o barco zarpa rumo à China, passando pelo Ártico.
Ao lado dos tripulantes Fabio Tozzi, José Fernandes (Zezinho) e Marcos Hurodovich (Marcão), além de um cinegrafista e um fotógrafo, Klink teve uma despedida calorosa.
Sua mulher, Marina Bandeira Klink, contratou um pequeno avião que sobrevoou o Paratii 2 trazendo uma faixa "Boa viagem Amyr". Além disso, Marina desenhou as três filhas em outra faixa e escreveu "Boa viagem papai!".
"Amyr se emociona com essas coisas", garante Marina, que foi ao Guarujá sem as filhas Laura, Tamara e Marininha, que ficaram em São Paulo. "Elas sabem que o Amyr está fazendo uma viagem longa. Dizem que 'papai está na Antártica. Lá é longe. Ele vai demorar muito para voltar", conta Marina.