CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COI aprova dez novos membros
Quarta-feira, 06 Fevereiro de 2002, 21h07

Salt Lake City - O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira 10 novos membros, dos quais só um é mulher, na 113ª. sessão que realiza em Salt Lake City.

Dos dez escolhidos, quatro são da Europa, continente mais representado no COI por razões históricas e geográficas, e seis são de outros continentes.

Os escolhidos são o saudita Nawaf Fahd Abdul Aziz, a catariana Sheik Tamim Bin Hamad bin Califa Al-Thani, o sul-coreano Yong Sung Park, o senegalês Youssoupha Noiaye, o zambiano Patrick Chamunda, a americana Sandra Baldwin, o cipriota Kikis Lazarides, o dinamarquês Kai Holm, o belga François Narmon e o britânico Matthew Pinsent.

Baldwin, Lazarides, Holm, Narmon e Chamunda presidem seus respectivos comitês olímpicos nacionais, Park dirige a Federação Internacional de Judô, Pinsent representa os esportistas ativos (três vezes campeão olímpico de remo) e Ndiaye é um advogado especialista em direitos humanos.

O saudita e a catariana, de 23 e 21 anos, respectivamente, são os príncipes de seus respectivos países.

Só uma mulher, a americana Sandra Baldwin, foi escolhida nesta quarta. Uma segunda proposta, a da ex-ginasta Nadia Comaneci, foi rejeitada porque ela mora permanentemente nos Estados Unidos e tem a cidadania do país, o que a impede, segundo a carta olímpica, de representar os interesses esportivos da Romênia.

Com a entrada de Baldwin, treze mulheres fazem parte atualmente do COI. A sueca Gunilla Lindberg é a única mulher presente no Comitê Executivo.

Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional, propôs a todos os organismos esportivos uma quota feminina e pouco ambiciosa: 10 % dos postos de direção deveria estar nas mãos de mulheres no final de 2000 e 20 % no fim de 2005.

Uma minoria de federações e comitês, apenas um terço, cumpriu o primeiro prazo.

Rogge reconheceu este déficit e convidou a assembléia a procurar fórmulas para o aumento da presença de mulheres tanto no movimento olímpico quanto em seus órgãos de direção.

A assembléia também designou como novos membros da Comissão Executiva o libanês Toni Khouri, Tomas Amos Ganda Sithole, de Zimbábue, e James Easton, dos Estados Unidos

Efe

 

 VEJA AINDA
COI
COI ameaça punir americanos por segredo em caso de doping
Ex-dirigente olímpico revela que ficou perto da morte
Cartola usa bola de cristal nos Jogos de Inverno
Chefão do COI veta Olimpíada em países emergentes
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade