Flu vence Ponte de virada no Rio
Sábado, 09 Fevereiro de 2002, 18h51 Atualizada: Sábado, 09 Fevereiro de 2002, 19h22
São Paulo - O Fluminense venceu a Ponte Preta por 2 a 1 na tarde deste sabado, no Rio de Janeiro. O time de Campinas abriu o marcador com Marquinhos, ainda no primeiro tempo, mas César e Marcão viraram para o Tricolor carioca antes do intervalo.
O resultado deixa o Fluminense com oito pontos, quarta colocação ao lado de São Paulo e Corinthians, na classificação do torneio. Já a Ponte, com a derrota, permanece com 10 e cai da liderança, ficando na segunda colocação.
O Flu foi para cima na primeira etapa explorando as laterais com Flávio pela direita e, ora Paulo César, ora Fernando Diniz pela direita. Já a Ponte se fechou e apostou nos contra-ataques puxados por Humberto e Washington.
Em um deles, o artilheiro da Ponte invadiu a área do Flu sozinho, limpou Murilo, perdeu o ângulo mas teve tranquilidade para rolar a bola
para Marquinhos tocar para o gol vazio e abrir o placar para o time visitante.
A Ponte poderia ter feito o segundo no minuto seguinte com Jean, que
tocou de cabeça no travessão de Murilo um cruzamento de Marquinhos da
entrada da área, na meia esquerda.
Sem se afobar, o Flu continuou tocando a bola e criando chances de gol sempre explorando as laterais do gramado. Aos 22, em um cruzamento de Flávio, Ronaldão cedeu o escanteio que gerou o empate. Na batida, após um bate rebate na área, César, quase dentro do gol, empatou depois que Ronaldo fez uma defesa milagrosa.
Sete minutos depois, Flávio cruzou mais uma da direita e Marcão apareceu de surpresa para tocar de cabeça e fazer o segundo gol tricolor.
No segundo tempo, o panorama do jogo se inverteu. Atrás do placar, a Ponte foi para o ataque e o Flu só arriscava nos contra-golpes.
Apesar de pressionar bastante, Washington ainda acertou a trave de Murilo aos 26 minutos e perdeu um gol feito aos 37, a Ponte não conseguiu o empate.
A próxima partida do Fluminense será contra o Junidaí, em São Paulo. Já a Ponte recebe o líder Botafogo em Campinas.
Buscando o empate, o técnico da Ponte Preta, Oswaldo Alvarez, fez duas mudanças no intervalo do jogo. Adiantando a marcação, o time de Campinas passou a dominar o jogo. Aos quatro minutos, por exemplo, Mineiro chutou de longe e Murilo fez uma difícil defesa. Um minuto depois, foi a vez de Washington perder a chance de empatar, ao chutar por cima do gol tricolor. Aos 9, Humberto bateu de longe e mandou a bola pela linha de fundo.
O Fluminense manteve os onze jogadores da primeira etapa. Sem o domínio que teve na etapa inicial e com os atacantes desperdiçando gols, o time só ia ao ataque conduzido pelo meia Roger. Aos 11, ele bateu um escanteio fechado e fez com que Ronaldo tirasse a bola de soco. Aos 14, Roger tabelou com Magno Alves na entrada da área, mas foi cortado por Alex.
Insatisfeito com o atacante Caio, que fez uma única boa jogada no segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira substituiu o jogador por Marco Britto. O outro Oswaldo, o da Ponte, também mexeu e colocou o atacante Lucas em campo. Com o recuo do Fluminense, a Ponte continuava dominando a partida. Aos 26, Washington chutou na trave de Murilo. Aos 29, Lucas chutou forte e a bola bateu em Régis, indo para escanteio.
Demonstrando cautela, Oswaldo de Oliveira mexeu no time aos 32, reforçando o setor defensivo. Mesmo assim, viu o Tricolor ser sufocado até o fim do jogo. Aos 37, na chance mais clara de gol da partida, Washington limpou a zaga e bateu. Murilo, com os pés, salvou o Flu. Aos 42, a zaga afastou a bola da área em nova jogada de Washington, a última do jogo.
Aos 45, o zagueiro Alex, da Ponte, foi expulso ao derrubar o meia Roger, que partia em contra-ataque. Com o fim do jogo e a vitória do Fluminense, foi mantido o tabu de a Ponte Preta nunca ter conseguido derrotar a equipe das Laranjeiras, em 102 anos de história.
Untitled Document
Fluminense
2
x
1
Ponte Preta
Local
Caio Martins, em Niterói
Público e renda
Não Divulgado
Árbitro
Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Cartões amarelos
Regis, Sidney, Marcão e Magno
Alves (FLU) Elivélton (PON)
Cartão vermelho
Alex (PON)
Gols
Marquinhos (11'); Cesar
(23'), Marcão (30')
Fluminense
Murilo, Flávio, Régis, César e Paulo César;
Marcão, Sidney (Fábio Melo 77'), Fernando Diniz (Roberto
Brum 77') e Roger; Caio (Marco Brito 65') e Magno Alves - Técnico:
Oswaldo de Oliveira
Ponte Preta
Ronaldo, Carlos Alexandre (Alex 46'),
Rodrigo, Ronaldão (Roberto 46') e Elivélton; Fabinho, Mineiro,
Marquinhos e Humberto (Lucas 68'); Jean e Washington - Técnico: Oswaldo
Alvarez