Rio - Três dias de testes, de terça a quinta-feira, marcarão o começo da temporada da Fórmula 3000 deste ano. O cenário será o Autódromo do Estoril, situado em uma das regiões mais agradáveis de Portugal, com condições meteorológicas amenas para os rigorosos padrões do inverno europeu. Com temperatura na casa dos 20 graus, a previsão para esta semana é de tempo bom, permitindo às equipes as condições ideais para iniciar o acerto dos carros que serão utilizados nesta temporada, os Lola B2/50.
Apesar de outros pilotos já terem andado com o novo carro, o brasileiro Mario Haberfeld é, até agora, quem saiu na frente, acumulando maior quilometragem com o B2/50. Mario testou o novo Lola por três dias em Valência, na Espanha, superando o recorde do circuito espanhol em um segundo e três décimos. Foi o primeiro contato de Haberfeld com a equipe Astromega, onde contará com a conhecida competência do engenheiro Andy Miller, que se responsabilizará pelo carro do brasileiro.
“A presença do Andy é uma garantia de que não vou enfrentar o número absurdo de quebras que sofri no último ano. Trabalhamos juntos em 1998, quando venci o campeonato inglês de F-3, e nos conhecemos bem. A experiência que ele acumulou na equipe Stewart de F-1 vai ser uma vantagem no desenvolvimento do novo carro”, afirmou Haberfeld, que teve nada menos de 32 quebras em 34 dias de atividades – 10 dias de testes coletivos, 12 treinos oficiais e 12 corridas.
A programação começa com um dia de testes privados, onde cada equipe decide quantos carros colocará na pista, seguido por dois coletivos, nos quais cada escuderia poderá usar apenas um carro – a fábrica inglesa Lola ainda não entregou todas as encomendas.
A Astromega, que já conta com dois monopostos, alinhará o novato australiano Rob Nguyen ao lado de Haberfeld. Dos 20 carros inscritos no campeonato deste ano, apenas 13 já têm pilotos definidos, mas algumas vagas devem ser preenchidas nestes três dias de teste.