Fla apanha de virada, sai vaiado e se afunda na crise
Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2002, 21h56 Atualizada: Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2002, 22h42
Rio - O Flamengo completou sua décima partida sem vitória no ano de 2002. Nesta quinta-feira, o time foi derrotado pelo Universidad Católica por 3 a 1, de virada, pela Copa Libertadores, no Maracanã. Felipe Mello abriu o placar para o time brasileiro no primeiro tempo. Perez, Norambuena e Mirosevic viraram para a equipe chilena no segundo tempo.
Com mais esta derrota, o Flamengo permanece sem pontuar na Copa Libertadores, em último lugar no Grupo 8 da competição. O Universidad conseguiu seus primeiros três pontos no torneio.
Na saída do Maracanã, os cerca de 15 mil presentes gritavam palavras de ordem contra o presidente Edmundo dos Santos Silva e pedia a volta do treinador Carlinhos.
A única figura positiva do Flamengo na partida contra o Universidad foi o lateral Athirson, que reestreou e foi o responsável pelas principais jogadas de ataque do time no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, ele arriscou uma jogada individual. Aos 7, passou pelo marcador, mas chutou por cima do gol de Walker. A melhor jogada, entretanto, surgiu aos 16 minutos, quando ia invadindo a área até ser derrubado por Acuña.
Como o Universidad Católica iniciou o jogo bastante recuado, os homens do meio-campo do Flamengo encontravam espaço para armar jogadas. Assim Rocha, Pet e Juninho Paulista avançavam e criavam boas chances. Em uma delas, saiu o gol do Flamengo, aos 27: Rocha cruzou na área, Leandro Machado não alcançou, mas Felipe Mello, de peixinho, colocou para dentro.
O Flamengo teve a chance de aumentar aos 33, em lançamento de Pet para Juninho. O goleiro Walker se antecipou e deu um chute para fora da área, aliviando a pressão que o Flamengo fazia sobre o time chileno. Aos 42, Juan, na entrada da área, driblou dois adversários e só foi parado com falta.
Aproveitando-se com inteligência de contra-ataques, o Universidad Católica também teve boas chances de marcar um gol na etapa inicial, principalmente com o atacante Perez, o destaque do time. Aos 20, ele foi cortado por Fernando na área. Aos 36, em falha de Athirson e Fernando, o Universidad só não empatou porque Perez chutou muito mal. E aos 43, o lance mais polêmico da etapa inicial: Perez fez boa jogada na área e Athirson colocou a mão na bola, em pênalti não marcado pelo juiz.
Se no primeiro tempo quem comandou o jogo foi o Flamengo, a história se inverteu logo no início do segundo tempo. Em quatro minutos, o Universidad Católica virou o jogo e impediu que a primeira vitória do Flamengo no ano se confirmasse. Logo aos 3 minutos, Perez empatou o jogo, embora tenha cometido falta no goleiro Júlio César. Aos 7, Norambuena aproveitou a falha de Juan e Maurinho no cruzamento de Perez para fazer 2 a 1.
Após o segundo gol chileno, os dois técnicos mudaram os esquemas táticos. João Carlos, do Flamengo, tirou Leandro Ávila de campo e colocou Tuta e Roma no jogo. O técnico do Universidad, Juvenal Olmos tirou o destaque Perez e pôs Soliz, jogador de defesa.
Mesmo com a intenção de segurar a vitória, o Universidad continuou levando perigo ao gol de Júlio César. Aos 14, Mirosevic cobrou uma falta perigosa. Aos 27, Acuña arriscou de longe e Júlio César defendeu.
E Mirosevic não desperdiçou a chance que teve aos 39 minutos, após falha da defesa do Flamengo, para fechar o placar com chute rasteiro.
Com os jogadores de meio-campo sumidos do jogo, o Flamengo, dependia quase que exclusivamente de Tuta nas suas investidas ao ataque. Como o atacante rubro-negro não levou perigo algum à defesa adversária - o máximo que conseguiu foi chutar uma bola na trave aos 34 - ficou fácil para o time chileno conquistar a vitória em sua estréia na Libertadores.
Untitled Document
Flamengo
1
X
3
Universidad Catolica
Local
Estádio Maracanã, no
Rio de Janeiro.
Público
15.999
Renda
R$ 139.605,00
Juiz
Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS).
Gols
FLAMENGO: Felipe Mello
27'
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Perez 3', Norambuena 7', Mirosevic 39' do 2º
Cartões amarelos
Sergovia, Soliz (UCA), Fernando, Athirson
(FLA)
Flamengo
Júlio César,
Maurinho (Roma 58'), Juan, Fernando e Athirson (Andrezinho 66'); Leandro
Ávila, Rocha, Felipe Melo, Juninho e Petkovic; Leandro Machado (Tuta
66') - Técnico: João Carlos.
Universidad Catolica
Walker, Alvarez, Lenci, Ramírez
e Ponce; Ormazábal, Acuña, Sergovia e Rivera (Mirosevic 46');
Pérez (Soliz 66') e Norambuena - Técnico: Juvenal Olmos