São Paulo - Três meses deve ser o tempo que Gustavo Kuerten precisará para se recuperar da cirurgia no quadril direito, disse na quinta-feira o médico do tenista, Marcos Contreras, acrescentando que ainda não há previsão de quando será realizada a cirurgia.
``A recuperação gira em torno de três meses'', afirmou o médico à Reuters.
``Não é uma emergência, ele é que vai decidir qual o melhor momento para ser operado'', completou.
Contreras disse que a cirurgia provavelmente acontecerá no exterior. Ele explicou que no caso de Guga é preciso fazer uma videoartroscopia, método bastante utilizado no joelho e no ombro, mas ainda pouco usado no quadril.
``Pouca gente faz esse tipo de cirurgia. Estou conversando com médicos do exterior, inclusive com o maior especialista da área, que é da Inglaterra'', disse ele sem querer citar o nome do médico.
Contreras disse ainda que ``sempre existiu indicação cirúrgica'' para o caso de Guga.
``Levou um tempo para ele digerir a informação de que precisa passar por uma cirurgia. Atrás do atleta tem uma rapaz de 25 anos que é um paciente'', afirmou o médico.
Guga sente dores no quadril direito há quase um ano e perdeu 11 de seus últimos 12 jogos oficiais.
Neste ano, ele foi derrotado na estréia do Aberto da Austrália em cinco sets e na última terça-feira perdeu na primeira rodada do Torneio de Buenos Aires.
O brasileiro disputaria uma competição no México na próxima semana, mas preferiu voltar ao Brasil e realizar a cirurgia.
``É uma pena não poder jogar em Acapulco. Sou forte, sempre me superei e sei que quando estiver 100 por cento, vou voltar a jogar o meu melhor tênis'', afirmou Guga, que ainda ocupa o segundo lugar no ranking da ATP.