São Paulo - O Fluminense perdeu para a Portuguesa por 4 a 3, na tarde deste sábado, no Maracanã, na estréia do técnico Valdir Espinosa no time paulista. Uribe, Evandro duas vezes e Márcio Goiano fizeram os gols da equipe do Canindé. Magno Alves, dois, e Flávio anotaram o gol do time da casa.
Os visitantes jogaram todo o segundo tempo com dez jogadores por que Rogério Pinheiro foi expulso nos minutos finais da etapa inicial.
A Lusa surprendeu o time da casa antes mesmo do primeiro minuto de jogo. Márcio Goiano ficou com uma sobra na área e bateu. Murilo caiu mal, se enrolou, ela tocou na trave e sobrou para Uribe colocar para dentro de carrinho, já quase na linha do gol.
O gol assutou o Flu que foi para o ataque insistindo sempre pela esquerda com Paulo César e Fernando Diniz. Mas em um contra golpe acabou tomando o segundo gol aos 15 minutos, marcado pelo pequeno Evandro de cabeça, que testou, sem pular, um cruzamento de Alemão na cara de Murilo. A bola ainda beijou a trave direita antes de entrar.
De tanto tentar, o Flu conseguiu diminuir aos 28 em um jogada pela esquerda. Fernando Diniz cruzou de direita e Magno Alves se antecipou à Alemão de peixinho para fazer o único gol carioca nos primeiros 45 minutos.
O meia Roger ainda mandou uma bola na trave em uma cobrança de falta da meia-direita, que Bosco ficou pregado no chão, antes de descer para o intervalo.
No início do segundo tempo o Fluminense começou a impor um ritmo forte. Tanto que Magno Alves perdeu um gol feito aos quatro minutos. Com Júlio César no lugar de Sidney o Tricolor estava mais ofensivo, tanto que empatou aos oito minutos. Flávio acertou um belo chute de fora da área e marcou um golaço.
Mas um minuto depois a Lusa empatou. Ricardo Oliveira avançou e chutou cruzado para Márcio Goiano completar, sem chances para Murilo. O jogo porém estava num ritmo alucinante, tanto que o Tricolor empatou novamente aos 13 minutos. Roger fez bela jogada individual, se livrando de dois marcadores e colocando Magno Alves na cara do gol. O atacante só teve o trabalho de deslocar Bosco.
A partir daí a Portuguesa começou a se defender, tentando evitar a derrota. O Fluminense passou a pressionar, mas pecava no último passe. Porém numa falha da zaga tricolor a Lusa chegou ao quarto gol. Após cruzamento, Sinval ajeitou e Evandro chutou para marcar aos 30 minutos.
Aos 32 minutos Fernando Diniz chutou e Bosco, de mão trocada cedeu escanteio. Três minutos depois Alemão foi lançado e Murilo teve que sair do gol para fazer a defesa. Depois disso o Fluminense atacou de forma desorganizada e a Portuguesa tocou a bola, esperando o apito final do árbitro.