São Paulo - Ao meio-dia dessa quarta-feira, nos boxes do circuito de Albert Park, a Arrows lançará o carro com que o brasileiro Enrique Bernoldi vai disputar sua segunda temporada na Fórmula 1. Inteiramente novo, o Arrows A23 foi projetado por uma equipe de 20 engenheiros sob a liderança do diretor técnico Mike Coughlan, e mostrou bom potencial durante a pré-temporada.
A decisão de construir um carro inteiramente novo, porém, deixou pouco tempo para a equipe desenvolver o A23 satisfatoriamente. Ele entrou na pista pela primeira vez no dia seis de fevereiro, em Valência. Depois, passou por Barcelona e por Silverstone, cobrindo apenas 1.249 quilômetros nas mãos de Bernoldi e de seu novo companheiro, o alemão Heinz-Harald Frentzen. "Pode ser que essa falta de testes nos impeça de terminar esse primeiro Grande Prêmio, mas tenho certeza de que vamos andar bem mais na frente do que no ano passado", disse Bernoldi.
A principal inovação é o motor Cosworth CR3, uma evolução do CR2 usado no ano passado pela equipe Jaguar e tido como um dos três melhores propulsores da F-1. Mantendo o ângulo de 75 graus entre as bancadas de cilindros, o CR3 tem um novo bloco, com centro de gravidade mais baixo que o do seu antecessor, e cabeçotes redesenhados para proporcionar mais potência e, principalmente, ampliar sua faixa de utilização.
“O CR3 foi feito para melhorar a dirigibilidade e abaixar o centro de gravidade dos carros, objetivos que foram atingidos”, afirmou Nick Hayes, diretor administrativo da Cosworth. “Com os melhoramentos que introduziremos ao longo do ano, o CR3 deve ser uma das forças desse Mundial”.
O piloto brasileiro concorda. “Não sei como era o Cosworth de 2.001, mas esse é ótimo”, anima-se. “Uma de suas melhores qualidades é a suavidade, a potência vem gradativamente, não é como em outros motores que o piloto acelera sabendo que a cavalaria vem toda de uma vez e pode fazê-lo perder o controle do carro”.
Bernoldi também gostou do novo carro. “Ele tem bem mais pressão aerodinâmica que o A22, que não tinha quase nenhuma e, por isso, acabava com os pneus e os freios em pouquíssimo tempo”, lembrou ele. “Ele também tem freios excelentes e o comportamento nas curvas de média velocidade chega a surpreender. O conjunto carro-motor desse novo Arrows é muito promissor”, declarou Bernoldi.