Rio - O brasileiro Enrique Bernoldi obteve o segundo melhor tempo nos testes que quatro equipes de Fórmula 1 iniciaram nesta segunda-feira no Autódromo de Barcelona. Enrique completou apenas 16 voltas ao volante do novo Arrows-Cosworth A23 e fez 1m21s595 em sua melhor passagem. O mais rápido foi o italiano Jarno Trulli, com um Renault, que marcou 1m19s493.
O dia amanheceu sob intensa neblina, atrasando o início do teste – os carros só são autorizados a entrar na pista quando o helicóptero de salvamento tem condição de vôo visual. Para Bernoldi, porém, não fez diferença, já que a demora na chegada de um novo suporte do aerofólio – que sofreu duas quebras na última sexta-feira em Valência – só lhe permitiu iniciar o teste no meio da tarde.
O planejamento da Arrows previa apenas voltas de verificação dos sistemas, mas, mesmo assim, o piloto de Curitiba conseguiu certa evolução no comportamento do carro. Nas primeiras voltas, o novo Arrows derrapava muito de traseira, ao contrário das saídas de frente que apresentou em Valência na semana passada.
“A traseira escapava muito quando eu acelerava na saída das curvas, mas bastou aumentar um pouco a carga do diferencial que ele melhorou. O carro é bom, reage bem às mudanças, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, alertou o piloto, que espera não ter problemas nesta terça-feira.
“Tomara que dê para andar o dia todo, já que na quarta, vou ficar só olhando”, diz Enrique, que será substituído por Heinz-Harald Frentzen.
Confira a classificação:
1º) Jarno Trulli, Renault R202, 1m19s493, 45 voltas
2º) Enrique Bernoldi, Arrows-Cosworth A23, 1m21s160, 16 voltas
3º) Takuma Sato, Jordan-Honda EJ12, 1m21s595, 60 voltas
4º) Marcel Lasee, Jordan-Honda EJ12, 1m22s615
5º) Alex Yoong, Minardi-Asiatech PS02, 1m25s756, 33 voltas