Rio - O sonho do Rei do basquete de voltar à NBA para conduzir o fraco Washington Wizards aos playoffs pode ter acabado nesta terça. Michael Jordan decidiu sofrer uma cirurgia no joelho direito, foi colocado na lista de jogadores lesionados (que o tira de no mínimo cinco partidas) e não se sabe se ele terá condições de jogar a reta final da temporada ou optará pela aposentadoria definitiva aos 39 anos.
"Minha mente continua consistente, meu corpo não. Não posso ignorar o recado dessas dores: devo parar agora para melhorar ou pode ser o fim", disse Jordan, que lamentou não poder disputar nesta quarta o primeiro duelo contra o Portland Trail Blazers de Scottie Pippen, seu parceiro em seis títulos pelo Chicago Bulls nos anos 90.
"Michael está muito desapontado e vai passar por uma artroscopia nos próximos dias. Sem isso, o inchaço constante no joelho certamente acabaria com a carreira dele. Acho que cirurgia lhe dará uma esperança para a próxima temporada", disse o técnico Doug Collin.
"As coisas ficarão dificílimas para nós. Muita gente acha que nosso time terá um colapso e afundará de vez. Mas temos que provar o contrário, pois ainda não sabemos quanto tempo ficaremos sem Jordan", afirmou o técnico Doug Collins, preocupado com as cinco derrotas seguidas e a perda nesta terça de outro titular, o pivô Jahidi White, por lesão no ombro.
"Esse é o melhor caminho para Michael nesse momento", disse o gerente geral do time, Wes Unseld. "Essa é a melhor maneira dos nossos médicos determinarem exatamente o que está errado no seu joelho. Durante esse período os nossos jogadores mais jovens terão de fazer o trabalho sozinhos. Eles já demonstraram que tem a habilidade e vontade de jogar um alto nível de basquete. Agora eles serão forçados a jogar sem a segurança de saber que Jordan está lá para ajudá-los".
A única lesão grave da trajetória do Rei na NBA foi uma fratura no pé que o tirou de 62 partidas do Chicago Bulls em 1985. Ele não se pronunciou ainda sobre a cirurgia, mas anteontem já dava indicações da gravidade de seu estado.