São Paulo - Roberto Dinamite, ex-Vasco, e Reinaldo, ex-Atlético-MG, fizeram algumas restrições à convocação da Seleção feita nesta quarta-feira pelo técnico Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a Islândia, dia 7, em Cuiabá. Eles acham que está faltando ao treinador definir logo a equipe que levará à Copa do Mundo.
”É chegada a hora de definir os jogadores que irão à Copa do Mundo. É difícil neste momento ele ainda estar testando jogadores. O momento é para repetir o grupo para que ele possa adquirir uma estrutura técnica e tática. É necessário que isso ocorra logo. Com relação ao critério de convocação, jogadores como Vampeta e Alex, só para citar um, há o Felipe, do Vasco, que está em melhor momento que os dois”, disse Dinamite.
Reinaldo, que disputou a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, assina embaixo. “O Luiz Felipe ainda está fazendo observações, quando já deveria ter definido a equipe para que ele possa adquirir um conjunto e um esquema tático. Ele tem feito algumas convocações de jogadores da sua confiança, enquanto há outros que estão em melhor forma técnica que não foram convocados”.
Sobre Romário, Reinaldo afirmou que acredita que ele será convocado, porque o técnico da Seleção não pode abrir mão de um jogador que já demonstrou suas qualidades.
Em relação ao Baixinho, Dinamite disse que não se deve fazer esta pergunta, pois o treinador é Luiz Felipe Scolari e é ele que deve decidir quem vai chamar.
“Mas é importante que decida logo o grupo, pois já estive numa Copa do Mundo e sei o quanto importante para o jogador saber logo que vai estar no Mundial. Isto para não acontecer como nas Eliminatórias, quando a classificação acabou vindo com dificuldade e num momento de tensão, com cada partida no fim sendo decisiva, porque não havia um grupo definido”.
Já Tostão, ex-Cruzeiro e atualmente comentarista esportivo, acha que o treinador tem evoluído em suas convocações, fazendo apenas uma restrição a Alex, do Palmeiras. Sobre Romário, Reinaldo e Tostão acreditam que acabará sendo chamado.
Tostão, que disputou a Copa de 66 e foi campeão em 70, acha que o técnico tem evoluído em suas convocações em comparação ao seu início na Seleção.
“Agora ele está vendo o óbvio, e os melhores estão entrando nas convocações, como é o caso de Rogério Ceni, Gilberto Silva, Kleberson e França. A única restrição nesta convocação é em relação a Alex, que está voltando a jogar agora e não vinha bem tecnicamente. Há jogadores em melhores condições para esta posição como Ricardinho, do Corinthians; Felipe, do Vasco; e Souza, do São Paulo. Mas ele gosta de convocar jogadores que o agradam. E tenho uma restrição também ao Belleti, que no meu modo de ver não tem condições técnicas, mas não há outro para a posição no Brasil. Ele é um jogador instável, que comete muitas faltas. Kaká já é diferente, é jogador para esta Copa”, disse.
Tostão também deu sua opinião sobre Romário, que para ele é um capítulo à parte. “Quando o Luiz Felipe arrumar o time titular, se Romário estiver bem pode entrar no time. Se estiver bem, já deve ser convocado para o jogo contra a Iugoslávia. Ele hoje joga apenas 30% do que jogava, mas mesmo assim ainda é melhor do que a maioria”, afirmou o ex-craque do Cruzeiro.
Já Zico, ex-Flamengo, recusou-se a fazer qualquer tipo de comentário sobre a convocação.