Shimizu - O Japão, um dos anfitriões da Copa do Mundo, fez uma concentração de três dias de treinamentos e um realizou "racha" -- jogo entre seus jogadores -- no clima gelado de Shizoaka nesta quarta-feira.
Cerca de 20 mil pessoas foram assistir à partida entre titulares e reservas, escolhidos pelo técnico francês Philippe Troussier entre os 32 jogadores que tem disponíveis. Há desfalques de jogadores que jogam em outros países e dos contundidos.
O jogo aconteceu no estádio Nihondaira, do time da J-League Shimizu S-Pulse, e foi decidido em uma cobrança de pênalti do artilheiro do Kashima Antlers Takayuki Suzuki. A Federação de Futebol do Japão cobrou entrada para levantar fundos para ajudar as vítimas do ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos.
Os preparativos de Troussier para a Copa do Mundo estão sendo atrapalhados por uma crescente lista de contundidos, incluindo a dupla do Jubilo Iwata, Hiroshi Nanami e Toshihiro Hattori.
"O treino foi bom, ninguém se machucou. Não estamos tentando pressionar os jogadores. Foi uma partida de treino, uma atmosfera diferente para eles", disse Troussier. O francês afirmou que vai reunir este mesmo grupo de jogadores para outra concentração perto de Gotemba, dias 11 e 12 de março.
A seleção japonesa vai enfrentar a categoria sub-20 do país dia 19 de março, dois dias antes de um amistoso contra a Ucrânia, em Osaka. Os japoneses que jogam na Europa, como Hidetoshi Nakata (Parma), Shinji Ono (Feyenoord), Junichi Inamoto (Arsenal) e o goleiro Yoshikatsu Kawaguchi (Portsmouth) deverão estar de volta para um amistoso na Polônia, dia 27 de março.