Seul - O inventor sul-coreano Suh Won-gil aposta na multidão de torcedores sedentos que estarão em seu país durante a Copa do Mundo para popularizar sua latas de bebidas que gelam sozinhas.
Suh está negociando com o principal fabricante local de refrigerantes e com uma empresa de alumínio para comercializar suas latas Icetec, que gelam o líquido no interior em poucos segundos, depois que o anel é puxado.
``Tenho certeza que minhas latas auto-refrigerantes vão revolucionar a indústria de bebidas'', disse Suh, 39, em entrevista.
Na demonstração que ele fez, uma bebida que estava a 30 graus ficou quase congelada em 15 segundos, depois que o anel, sendo puxado, acionou um mecanismo no interior da lata.
Seu invento consiste em um pequeno tanque de aço com fluido ''de geladeira'' e um duto de alumínio que transmite o gás gelado para o lado de fora.
Produzida em larga escala, cada lata custaria US$ 0,08. O inventor afirma que o gás não prejudica o meio-ambiente nem a saúde, mesmo que acidentalmente vaze na bebida.
A empresa Lotte Chilsung, que distribui os produtos da Pepsi e controla cerca de 40 por cento do mercado local de refrigerantes, disse que está avaliando o produto, mas ainda não tem planos concretos para seu lançamento.
Já a Posco, principal indústria de latas da Coréia do Sul, demonstrou entusiasmo. ``Os produtos de Suh são quase completos. A produção em massa deve ser fácil, porque os componentes são poucos e simples'', disse Kim Won-ki, gerente de novos produtos.
Em todo o mundo, são vendidas anualmente 210 bilhões de latas de refrigerantes, das quais pouco mais de 1,5% na Coréia do Sul. O equipamento de Suh funciona também com cerveja e bebidas engarrafadas.
Como outros empreendedores sul-coreanos, Suh vê na Copa de 2002 uma vitrine para sua invenção. Ele quer preparar amostras para divulgar entre o público dos jogos.