Romário sofre ‘apagão’, mas Vasco bate Flamengo
Domingo, 10 Março de 2002, 17h52 Atualizada: Domingo, 10 Março de 2002, 18h23
São Paulo – Mesmo sem contar com seu principal jogador durante a maior parte do segundo tempo, o Vasco levou a melhor neste domingo no clássico com o Flamengo. No Maracanã, marcou 3 a 1 subindo para 18 pontos ganhos e se manteve na zona de classificação do Torneio Rio-São Paulo após nove rodadas.
Romário, que fez uma partida apagada, deixou o campo com tonteiras no segundo tempo quando a partida estava empatada por 1 a 1 e o Flamengo dominava o jogo. Ele deixou o Maracanã antes mesmo do final da partida amparado por amigos, segundo informou a rádio Globo. Os rubro-negros, com apenas cinco pontos ganhos, estão praticamente eliminados do torneio.
Os vascaínos partiram para cima desde o começo e pressionou em busca do gol. Conseguiu aos 11min com Euller. Léo Lima recebeu lançamento na área e, marcado por dois rubro-negros, não conseguiu finalizar. A zaga fez o corte, mas bola sobrou para o chute de Euller.
A zaga rubro-negra seguiu falhando e Euller teve mais duas chances de ampliar o marcador. Mas a pontaria não ajudou o parceiro de Romário.
No segundo tempo, a situação se inverteu. O Flamengo tomou a iniciativa do jogo e passou a pressionar. Chegou ao empate aos 7min em uma cobrança de falta perfeita de Petkovic. O iugoslavo, que voltava ao time, mandou uma bola indefensável no canto direito do goleiro Hélton, que só pôde olhar a rede balançando.
Mesmo com o gol, o Flamengo seguiu pressionando e fez Hélton trabalhar muito para evitar o desempate. A situação vascaína pareceu se complicar aos 20min quando Romário, dizendo sentir tonteira, deixou o gramado para entrada de Ely Thadeu. O Baixinho, que teve uma atuação apagada na partida, ainda teve que ouvir a torcida vascaína gritar “Edmundo, Edmundo” enquanto era retirado de maca. O Animal é inimigo declarado de Romário e saiu do Vasco depois de ter brigado com o Baixinho.
Com a saída do artilheiro, no entanto, o Vasco acabou melhorando e conseguiu equilibrar o jogo. Aos 26min, Felipe, o melhor vascaíno em campo, fez um lançamento preciso para o zagueiro André Leone, já dentro da área do Flamengo. Ele se livrou do marcador e chutou sem defesa para Júlio César colocando o time de São Januário novamente na frente.
O Flamengo ainda teve duas grandes chances de empatar seguidas. Aos 29min, Juninho recebeu lançamento e penetro livre na área. Na saída de Hélton, chutou. A bola bateu no goleiro vascaíno e sobrou para Andezinho. O atacante pegou o rebote e disparou. Ai a bola acertou a trave.
No final, aos 47min, apesar da pressão rubro-negra, Ely Thadeu se
livrou de zagueiro dentro da área e passou para Souza marcar o terceiro gol vascaíno.
Untitled Document
Vasco
3
x
1
Flamengo
Local
Maracanã
Árbitro
Wagner Tardelli (Fifa-RJ)
Renda e Público
49.182 pagantes. R$ 434,2 mil
Cartões Amarelos
Euller, André Leone, Felipe
e Alex Oliveira (Vasco) e Juan, Felipe Melo, Leandro Ávila, Petkovic e Roma
(Flamengo)
Gols
VASCO: Euller (11'), André
Leone (71') e Souza (90' + 1')
FLAMENGO: Petkovic (52')
Vasco
Helton, Leonardo, André Leone, Gomes e Alex Oliveira; Jamir, Donizete
Oliveira, Léo Lima (Bóvio 78') e Felipe; Euller (Souza 82') e Romário
(Ely Thadeu 68') - Técnico: Evaristo de Macedo
Flamengo
Júlio César, Maurinho, Juan e Valnei;
Rocha, Leandro Ávila, Jorginho (Ânderson 25'), Petkovic, Juninho e Felipe
Melo (Roma 76'); Leandro Machado (Andrezinho 73') - Técnico: João Carlos